Senado aprova voto de solidariedade ao povo americano



Os atentados terroristas contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, levaram o Plenário do Senado a aprovar nesta terça-feira (dia 11) dois requerimentos de solidariedade ao povo norte-americano, ao Congresso, às vítimas dos atentados e às suas famílias. Os requerimentos foram apresentados pelos senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Ademir Andrade (PSB-PA) e Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR).

Ao encaminhar a matéria, o senador Lúcio Alcântara disse esperar os atentados não sejam "o início de uma escalada da insensatez". O senador enfatizou que nenhum argumento político pode justificar a atitude que ceifou a vida de milhares de pessoas.

Lúcio Alcântara falou de seu amor à liberdade, à democracia e aos direitos humanos e defendeu o diálogo entre os oponentes, com direito ao contraditório. Ele convocou "os democratas do mundo e os amantes da paz", a se unirem para encontrar saídas para o impasse. Na presidência da sessão, o senador Mozarildo Cavalcanti, associou-se ao voto de solidariedade e disse esperar que o momento sirva para reflexão e para que a paz no mundo se consolide.

Além de aprovarem as moções de solidariedade, os senadores se manifestaram individualmente em condenação ao ataque. Foram ressaltados os riscos à democracia e à paz mundial e o drama das vítimas.



11/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova voto de solidariedade ao povo espanhol

Aprovado voto de solidariedade ao povo da Noruega

Senado aprova voto de pesar e solidariedade pelo acidente com avião da Air France

Comissão de Educação aprova moção de solidariedade a governo e povo norte-americanos

Senado presta solidariedade ao povo palestino

CRE aprova voto de solidariedade ao Japão