CRE convoca Patriota e suspende deliberações sobre embaixadores



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) transformou em convocação, nesta quinta-feira (13), o convite ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para debater com os senadores a criação da Aliança do Pacífico e seus reflexos na integração latino-americana. Insatisfeitos com a demora do chanceler em atender a um requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para discutir o assunto, os senadores decidiram também suspender todas as deliberações sobre indicações para embaixadas brasileiras até que Patriota compareça à comissão.

Uma exceção foi aberta em relação à indicação de Denis Fontes de Souza Pinto para embaixador do Vaticano, em razão da visita programada do Papa Francisco ao Brasil, em julho. Denis Fontes deverá ser sabatinado na terça-feira (18).

As datas para sabatina de outros indicados – Carlos Eduardo Sette Camara (Bahamas), Piragibe dos Santos Tarragô (Países Baixos) e Lineu Pulo de Paula (Guiana) –, inicialmente prevista para o dia 20, estão indefinidas, aguardando o comparecimento de Patriota à CRE.

Os relatórios favoráveis a essas indicações já haviam sido lidos quando os senadores começaram a discutir a transformação do convite a Patriota em convocação.

Mais informações a seguir



13/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB declara ruptura com política externa brasileira. Azeredo suspende sabatinas de embaixadores

PSDB declara ruptura com política externa brasileira. Azeredo suspende sabatinas de embaixadores

Patriota irá a Davos e vai propor discussão sobre Rio+20

Audiências e deliberações são destaques nas pautas das comissões

Paim destaca deliberações favoráveis ao Rio Grande do Sul

CRE ouve Patriota sobre crise política paraguaia