CRE debate negociações econômicas internacionais nesta segunda



As negociações econômicas internacionais, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Rodada de Doha serão tema de audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na segunda-feira (22). O painel será o terceiro de ciclo de debates sobre os rumos da política externa brasileira com ênfase em economia e finanças.

A Rodada de Doha se refere a uma série de negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) com o objetivo de liberalizar o comércio internacional em setores como indústria, agricultura e serviços. As negociações recebem esse nome porque tiveram seu início em Doha, capital do Catar, em novembro de 2001.

Para a audiência foram convidados o presidente do Instituto ABCI (Analistas Brasileiros de Comércio Internacional), Aluisio de Lima Campos; a professora de Política de Comércio Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vera Thorstensen; o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer; e o ex-ministro da Agricultura e atual presidente doComitê de Estratégia Empresarial, Marcus Vinicius Pratini de Morais.

Nos painéis anteriores, a CRE discutiu os espaços econômicos internacionais, como Nafta e União Europeia, e também o sistema financeiro internacional e o rebaixamento na classificação de credibilidade dos Estados Unidos. A iniciativa dos debates é do presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

A audiência pública está marcada para as 18h, no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.



19/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unesp abre vagas para Especialização em Negociações Econômicas

USP: Universidade oferece cursos de idiomas e de Negociações Internacionais

Na Bélgica, presidenta diz que não há espaço para monopólio em negociações internacionais

Aprovado projeto que regulamenta participação brasileira em negociações internacionais

Comissão analisa negociações internacionais sobre mudanças climáticas

Plenário vota PEC que amplia participação do Congresso em negociações internacionais