CRE deve debater conflito palestino-israelense



Por iniciativa de seu presidente, senador Jefferson Péres (PDT-AM), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá promover audiência pública sobre o conflito palestino-israelense no Oriente Médio. Nesta terça-feira (16), a partir das 17h30, a CRE votará requerimento de Jefferson, convidando os dirigentes do Movimento Shalom-Salam-Paz, Michael Haradon e Nicholas Mazen, para debater a questão.

Ainda nesta reunião, a CRE poderá decidir convidar o diretor-geral da Organização para Proscrição das Armas Químicas (Opaq), José Maurício Bustani, a prestar esclarecimentos sobre as tentativas do governo dos Estados Unidos de afastá-lo do cargo. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ).

Duas indicações no meio diplomático também deverão passar pelo crivo da CRE. Está em pauta o exame da escolha do embaixador do Brasil junto à República da Áustria, Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur, para exercer cumulativamente o cargo de embaixador brasileiro junto às Repúblicas Eslovaca e da Croácia. Da mesma forma, a comissão irá pronunciar-se sobre a indicação do atual embaixador do Brasil junto ao Reino da Tailândia, Marco Antônio Diniz Brandão, para acumular a representação diplomática brasileira no Reino do Camboja e na União de Mianmar (ex-Birmânia).

Seis projetos de decreto legislativo estão em pauta na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, como o que aprova o texto do tratado sobre a transferência de pessoas condenadas e de menores sob tratamento especial firmado entre o Brasil e o Paraguai. Em seu parecer, que opina pela aprovação da matéria, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) informa que esse acordo internacional poderá beneficiar cerca de 160 brasileiros presos no Paraguai e 65 paraguaios detidos no Brasil.



15/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões realizam segunda audiência pública para debater conflito entre Lula e TCU

Tuma anuncia reunião com ministro do Planejamento para debater conflito no Horto Florestal de Limeira

Amorim: conflito entre Colômbia e Equador deve ser contido para não se alastrar

Fátima Cleide diz que Senado deve apoiar Itamaraty na mediação do conflito na América do Sul

Jefferson Péres: Brasil não deve interferir no conflito entre as Farc e forças militares da Colômbia

Brasil condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza