CRE deverá promover debates a partir de março sobre cenário internacional



VEJA MAIS

O novo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), pretende dar início, ainda no mês de março, a um ciclo de debates sobre o cenário internacional, com a participação de acadêmicos e diplomatas. O anúncio foi feito pelo senador logo após a abertura da segunda reunião ordinária deste ano da comissão, realizada nesta quinta-feira (28).

Entre os temas que o presidente da comissão pretende levar a debate está uma avaliação dos resultados obtidos pelo Brasil após duas décadas de abertura comercial. Ele considera oportuno discutir a evolução do comércio externo brasileiro ao longo do período. Como recordou o senador, a situação internacional mudou desde então. Se havia 70 acordos regionais de comércio em 1990, agora existem cerca de 300.

- A Rodada Doha, lançada em 2001 pela Organização Mundial de Comércio, está paralisada. Acaba de ser lançada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a proposta de acordo entre os EUA e a União Europeia, chamada de parceria transatlântica. Também está em debate uma parceria na região do Oceano Pacífico. Qual seria o impacto desses acordos para o Brasil e sua aliança preferencial com o Mercosul? – questionou Ferraço.

O senador defendeu ainda a presença anual no Congresso Nacional da pessoa que ocupa a Presidência da República para, como se faz nos Estados Unidos, se promover um amplo debate sobre a situação do país e suas perspectivas para o ano que se inicia.

Cuba

Por falta de quórum, não chegaram a ser apreciados três requerimentos, apresentados pelos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR), relativos à recente visita ao Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez.

Por meio dos requerimentos, os senadores pedem a presença no Senado, para prestar esclarecimentos sobre incidentes ocorridos durante a visita, do embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez; do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota; e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Os requerimentos deverão estar na pauta da próxima reunião da comissão.



28/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


PIVA QUER PROMOVER DEBATES SOBRE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

CE deverá promover audiências sobre Ancinave e Conselho Federal de Jornalismo

Senadores pretendem promover debates sobre primeira infância nas cinco regiões do país

Subcomissão da Rio+20 deve promover ciclo de debates sobre temas relacionados ao meio ambiente

CMA vai promover seminário internacional sobre gestão da água

CAS DEVERÁ REALIZAR DEBATES SOBRE APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FGTS NA EDUCAÇÃO