CRE DISCUTE ACORDO PARA REPRESSÃO AO TRÁFICO DE ENTORPECENTES E TERRORISMO



Acordo de parceria entre o Brasil e a França sobre segurança pública, pelo qual serão buscadas soluções para problemas como o tráfico de entorpecentes e terrorismo, é um dos itens da pauta da Comissão de Relações Exteriores (CRE), que se reúne amanhã (dia 14), às 17h30. O relator da matéria é o próprio presidente da CRE, senador Romeu Tuma (PFL-SP). A comissão teve adiada a sua reunião de hoje (dia 13) devido à ordem do dia do plenário.

Pelo texto do acordo, as partes contratantes desenvolverãouma cooperação técnica e operacional em matéria de segurança pública, comprometendo-se, mutuamente, à prestação de assistência nas áreas de crime transnacional organizado; tráfico de entorpecentes ou psicotrópicas e de seus precursores. A cooperação envolve, ainda, estudos sobre imigração irregular e terrorismo.

Para consecução de seu objetivo, o acordo prevê que seus trabalhos possam ser estendidos a outros campos, tais como: lavagem de dinheiro, tráfico de armas, segurança dos portos, aeroportos e das fronteiras, manutenção da ordem pública, polícia técnica e científica e gestão, recrutamento, seleção e especialização de pessoal.

A CRE vai discutir e votar, ainda, outros dois projetos de decreto legislativo: o que aprova o texto da convenção relativa à proteção das crianças e à cooperação em matéria de adoção internacional, cuja relatora é a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), e o que trata do acordo entre o Brasil e a Hungria para cooperação na área de turismo, que tem como relator o senador Bernardo Cabral (PFL-AM).



13/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO DISCUTE PROJETO SOBRE REPRESSÃO AO TRÁFICO

REPRESSÃO INTERNACIONAL A ENTORPECENTES NA PAUTA DA CRE

CRE DISCUTE ACORDO PARA PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS

CCJ conclui votação de projeto que aumenta pena para tráfico de entorpecentes em escolas

Operação combate tráfico internacional de entorpecentes

PF deflagra operação contra tráfico de entorpecentes em 11 estados