CRE discute relações comerciais com a Guiana e criação do Fundo Mundial Ambiental



A embaixadora da Guiana no Brasil, Marilyn Cheryl Miles, comparece nestaquinta-feira (5), a partir das 10h, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para falar sobre os resultados da recente visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez àquele país. Ela também irá fazer um balanço das relações comerciais entre o Brasil e a Guiana.

Após a audiência pública com a embaixadora, os membros do colegiado devem votar proposta do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sugerindo à CRE que, em conjunto com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE), e do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), inicie estudos visando a criação do Fundo Mundial Ambiental (FMA).

O objetivo do fundo, de acordo com a proposta de Mercadante (Indicação 00001/06), é financiar programas, projetos e ações destinados à promoção do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente equilibrado em todo planeta. O FMA seria bancado com receitas oriundas da cobrança de uma taxa de até 1% sobre as importações de todos os países, e seria gerido e fiscalizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

A CRE, presidida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), também deve examinar, na reunião desta quinta-feira, requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que pede a aprovação de voto de censura e repúdio à decisão da Promotoria Pública da Coroa Britânica, que inocentou os oficiais da Scotland Yard envolvidos no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes.

Jean Charles foi morto brutalmente com oito tiros à queima-roupa em julho de 2005, no metrô de Londres, ao ser confundido pela polícia com um terrorista árabe. O erro chegou a ser admitido pela própria Scotland Yard, quando afirmou que o brasileiro não tinha nenhuma relação com qualquer grupo terrorista.

02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO ANALISA RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E GUIANA

Mercadante defende a criação de Fundo Mundial Ambiental

CMA aprova proposta para criação de Fundo Mundial Ambiental

Por sugestão de Mercadante, Senado poderá propor criação do Fundo Mundial Ambiental

CAE dá sinal verde à aprovação do Fundo Mundial Ambiental

Mercadante propõe fundo ambiental mundial para reduzir aquecimento do planeta