MOZARILDO ANALISA RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E GUIANA



A intensificação das relações comerciais e a formalização de novas parcerias no campo do desenvolvimento entre o Brasil e a Guiana, foram analisadas nesta segunda-feira (dia 4) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), que destacou os recursos naturais do país vizinho, bem como sua produção de cana-de-açúcar e arroz.

- Historicamente, a associação entre o Brasil e a Guiana é caracterizada pelo entendimento e pela cordialidade. No último decênio, registrou-se maior empenho em intensificar os vínculos com o nosso país, na seqüência do processo de aproximação com os vizinhos sulamericanos, uma das principais diretrizes da política externa guianiense - informou.

O senador explicou que desde 1960 vem sendo realizado um programa de pesquisas geológicas na região costeira da Guiana, com o objetivo de determinar o total aproximado dos recursos minerais. Com isso, prosseguiu, foi apontada a existência de petróleo, urânio, prata, zinco, chumbo, cobre, molibdênio e manganês. Este último é exportado para os Estados Unidos e para a Noruega.

Quanto às relações de comércio bilateral, informou Mozarildo, a Guiana é uma parceira de vulto, pois é exportadora de ouro, açúcar, arroz, bauxita, madeira, rum e camarão, e importadora de bens de capital, de consumo e intermediários, alimentos, combustíveis e lubrificantes. As exportações somam US$ 574 milhões e as importações US$ 620 milhões.

Mozarildo ressaltou que as relações entre Brasil e Guiana deverão ter um forte impulso logo que sejam implementadas alternativas satisfatórias de transporte. "Hoje, falta estradas utilizáveis durante todo o ano e linhas marítimas e vôos regulares, o que reduz o comércio bilateral e restringe os negócios e a circulação das pessoas", afirmou. O senador apontou como fundamentais para o incremento do comércio, a rodovia Boa Vista-Georgetown, que depende da conclusão de trechos na Guiana, a interligação Macapá-Georgetown, e a construção da ponte binacional sobre o rio Tacutu, que separa Roraima da Guiana.

04/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE discute relações comerciais com a Guiana e criação do Fundo Mundial Ambiental

CAE debate relações comerciais entre Brasil e China

Feira promove relações comerciais entre Brasil e África

Barreiras comerciais não afetaram relações entre Brasil e Argentina, diz Patriota

Ministro do Desenvolvimento debate relações comerciais entre Brasil e Argentina

Audiência pública discutirá relações comerciais entre Brasil e China