Mercadante defende a criação de Fundo Mundial Ambiental



A criação do Fundo Mundial Ambiental (FMA) foi sugerida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), por meio da Indicação 01/06, encaminhada concomitantemente ao exame das comissões de Relações Exteriores (CRE), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A proposta prevê que o fundo tenha o aval da Organização das Nações Unidas (ONU), com receitas oriundas da cobrança de taxa de até 1% sobre as importações em nível global. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi indicado pelo parlamentar para ser o gestor do fundo, que seria usado para financiar programas, projetos e ações destinados à promoção do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente equilibrado.

"Embora de caráter internacional, a aplicação dos recursos seria decidida em nível local, resguardada a fiscalização do Pnuma para se evitar desvios e sua utilização para outros fins que não a proteção do meio ambiente. Já no que tange à distribuição dos recursos do fundo, ela será feita apenas entre os paises que resolverem dele participar", explica o senador pelo PT de São Paulo.

Mercadante também propõe a imediata implantação do fundo pelo Brasil e pelos países integrantes do Mercosul, através da elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) de exportação, utilizada nas transações comerciais entre os países do bloco, em até 1%. "Com isso, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se colocarão na vanguarda de um projeto internacional de enorme alcance ambiental, com grandes benefícios para o protagonismo mundial do Mercosul", justificou.



24/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Por sugestão de Mercadante, Senado poderá propor criação do Fundo Mundial Ambiental

Mercadante sugere criação de fundo ambiental

Mercadante propõe fundo ambiental mundial para reduzir aquecimento do planeta

CMA aprova proposta para criação de Fundo Mundial Ambiental

CRE discute relações comerciais com a Guiana e criação do Fundo Mundial Ambiental

Jayme Campos defende a criação de fundo ambiental