CRE examina voto contra medidas do governo dos EUA para deter imigração



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) examina nesta quinta-feira (9), a partir das 9h30, requerimento de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que apresenta voto instando o governo e o Congresso Nacional dos Estados Unidos a reverterem as recentes medidas anunciadas contra os imigrantes, incluindo a construção de um muro na fronteira com o México e o aumento do efetivo militar para deter o fluxo migratório.

- São medidas draconianas de repressão típicas de guerra - protestou Eduardo Suplicy, que também condenou o uso de sofisticadas técnicas de patrulhamento contra os imigrantes que tentam ingressar ilegalmente nos Estados Unidos pelo México.

O relator da matéria, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que preside a CRE, é favorável à aprovação do requerimento (592/06), mas apresentou emenda transformando a solicitação de Suplicy em voto de solidariedade a todos os que sofrem perseguições em virtude de sua condição de imigrante.

Segundo Saturnino, a aprovação de um voto instando o governo e o Congresso dos Estados Unidos a reverem posições políticas, como deseja Suplicy, pode ser interpretadocomo uma violação ao princípio da não-intervenção, estabelecido pela Constituição brasileira.

A matéria, se aprovada pela CRE, será ainda submetida ao Plenário. Na mesma reunião, os membros da CRE também devem votar, em decisão terminativa, projeto de lei do senador José Jorge (PFL-PE) que isenta as empresas de segurança privada e de transporte de valores do pagamento de taxas pela prestação de serviços relativos ao registro e expedição de porte de arma de fogo (PLS 64/06).



06/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia

CCJ vai realizar audiência pública para debater medidas do governo contra greves de servidores

Aprovada proposta de voto de censura ao Parlamento Europeu pela aprovação da nova lei de imigração

Governo do Rio de Janeiro anuncia medidas contra a Chevron

FRANCELINO COBRA DO GOVERNO MEDIDAS CONTRA AGIOTAGEM

VALADARES COBRA MEDIDAS DO GOVERNO CONTRA A SECA