CRE recebe embaixador para tratar do desaparecimento de engenheiro no Iraque



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ouviu nesta quinta-feira (6), em audiência reservada, o embaixador brasileiro na Tunísia, Sérgio Barcellos Telles, a respeito do desaparecimento do engenheiro João José Vasconcellos Júnior. O engenheiro foi seqüestrado em março de 2005, e, segundo a imprensa, foi morto por terroristas muçulmanos no mesmo mês.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que solicitou a audiência, lembrou que o engenheiro prestava serviços, no Iraque, a uma subsidiária da construtora Norberto Odebrecht. O senador definiu como "delicada" a situação e disse que os fatos precisam ser esclarecidos.

- O Senado quer informações, até para ver que providências poderá tomar no sentido não só de aliviar a dor dos familiares, mas também para de procurar uma solução para o caso - disse Heráclito.

Na opinião do senador Romeu Tuma (PFL-SP), o encontro com o embaixador foi "excepcional" pela oportunidade que os parlamentares tiveram de obter esclarecimentos sobre o fato.

Tuma fez questão de esclarecer que a "idéia generalizada - veiculada na mídia - de que todos os muçulmanos são terroristas é falsa". Ele afirmou que "há também gente boa, que convive com todos os credos, sem conflito".

06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena recebe embaixador do Iraque e diz que PT quer debater ameaça dos EUA

CRE realiza audiência sobre engenheiro brasileiro desaparecido no Iraque

CRE receberá embaixador do Iraque

Embaixador do Iraque diz que Estados Unidos cobiçam as riquezas do país

Embaixador da China diz que apóia posição de Sarney contra a invasão dos EUA no Iraque

Aprovado apelo contra pena de morte de autor de atentado que matou embaixador brasileiro no Iraque