CRE receberá embaixador do Iraque



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal e a da Câmara dos Deputados realizarão, em conjunto, audiência pública com o embaixador da República do Iraque no Brasil, Jarallah Alobaidy. A reunião, marcada para esta quinta-feira (20), às 10h, tem como objetivo a exposição das razões do conflito entre os Estados Unidos e o Iraque, além da apresentação dos esforços efetivados até o momento para uma solução pacífica para a questão, em acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Têm sido constantes, nos últimos dias, os discursos de deputados e senadores contra um ataque militar dos Estados Unidos ao Iraque. Também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se manifestou contra a guerra. Lula sugeriu, inclusive, ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que representantes de países que defendessem um fim pacífico para a tensão se reunissem para discutir a questão.

No entanto, sem esperar pela reunião do Conselho de Segurança da ONU com os inspetores que investigavam a presença de armas de destruição em massa no Iraque, o presidente americano, George W. Bush, deu um prazo ao ditador iraquiano para que renunciasse ao poder até as 22h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (19). O ultimato, rejeitado por Hussein na terça-feira (18), seria a condição para a não realização de um conflito armado.



19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixador do Iraque diz que Estados Unidos cobiçam as riquezas do país

CRE recebe embaixador para tratar do desaparecimento de engenheiro no Iraque

Embaixador da China diz que apóia posição de Sarney contra a invasão dos EUA no Iraque

Heloísa Helena recebe embaixador do Iraque e diz que PT quer debater ameaça dos EUA

Aprovado apelo contra pena de morte de autor de atentado que matou embaixador brasileiro no Iraque

Embaixador da Índia receberá dados sobre pedófilos daquele país que atuam no Orkut