CRE vai ouvir Marco Aurélio Garcia na próxima quarta-feira



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai ouvir em audiência pública, na próxima quarta-feira (7), às 11h, o assessor especial de Política Externa da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele vai discutir com os senadores as relações entre o Brasil e a Bolívia. O anúncio da data do debate foi feito na reunião desta quinta-feira (1º).

VEJA MAIS

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 198/06 com o texto do acordo de cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e a África do Sul. É o primeiro dessa natureza celebrado entre o país africano e um país latino-americano. As principais áreas de cooperação bilateral são: processamento agrícola, tecnologia industrial e da informação, biodiversidade e biotecnologia.

Foi aprovado ainda o projeto de decreto legislativo (PDS 212/06) que estabelece o Tratado de Extradição entre o Brasil e a Federação Russa.Projeto de resolução do Senado que cria o Grupo Parlamentar Amizade Brasil-Zâmbia (PRS 25/06) também foi aprovado. A proposta tem a finalidade de desenvolver as relações bilaterais e de incentivar uma maior interação entre os Poderes Legislativos dos dois países.

Na mesma reunião, os parlamentares rejeitaram projeto de lei (PLS 404/05) do senador João Batista Motta (PSDB-ES) que pretendia alterar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), para flexibilizar as condições de aquisição de armas de fogo de cano longo e proibir a comercialização de revólveres, pistolas e similares.

- O Estatuto do Desarmamento ainda está em situação delicada a respeito do avanço sobre a proibição de vendas. O assunto já está dentro do Estatuto e dei parecer contrário para evitar que possamos complicar ainda mais a situação das autoridades que fazem esse tipo de fiscalização - disse o relator, senador Romeu Tuma (PFL-SP).

Ficou marcada para a próxima terça-feira (6), às 10h, a instalação da Subcomissão Permanente para Modernização e Reaparelhamento das Forças Armadas e a eleição do presidente e do vice-presidente do colegiado. Os integrantes da subcomissão são os senadores Romeu Tuma, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Pedro Simon (PMDB-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Jefferson Péres (PDT-AM). Os suplentes são os senadores Marco Maciel (PFL-PE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Osmar Dias (PDT-PR).



01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Diplomacia' estréia com Marco Aurélio Garcia

Marco Aurélio Garcia reitera prioridade ao Parlamento do Mercosul

Marco Aurélio Garcia afirma que Brasil e Bolívia vão renegociar seus contratos

Arthur Virgílio quer explicações sobre fraude no BNDES e gastos de Marco Aurélio Garcia

CI vai ouvir na próxima quarta-feira envolvidos na venda da Varig

CPI DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ JOSINO E MARCO AURÉLIO NA TERÇA-FEIRA