CRE vota projeto que facilita intercâmbio comercial



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)deve votar nesta terça-feira (6), a partir das 17h30, substitutivo do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) a projeto do senador Moreira Mendes (PFL-RO) que permite ao governo brasileiro conceder visto temporário, pelo prazo máximo de 90 dias, a estrangeiro procedente de país não reconhecido pelo Brasil desde que esteja em viagem de negócio, missão comercial ou econômica.

Moreira Mendes entende que uma lei nesse sentido irá facilitar o intercâmbio comercial entre o Brasil e países com os quais o governo brasileiro não mantém relações diplomáticas. O senador observou, como exemplo, que a China continental considera Taiwan uma província rebelada e exige o não-reconhecimento de Taiwan como critério para estabelecer relações políticas com os demais países.

- Não obstante, respeitados os limites ditados pela conveniência política e econômica, os países devem buscar uma acomodação não-agressiva dessa conjuntura, de forma a propiciar boas condições para o fluxo de pessoas que interessem ao país receptor, tendo em vista as disponibilidades de recursos externos a serem aplicados e a conseqüente geração de trabalho e de desenvolvimento no país - argumentou Moreira Mendes.

Na mesma reunião, a CRE, presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), deve votar projetos de decreto legislativo que aprovam os textos do Segundo e do Quinto Protocolos ao Acordo Geral sobre Comércio de Serviços, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Consta da pauta ainda requerimento de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a fim de que seja enviado ao governo israelense um apelo para que reconsidere a decisão de construir um muro para separar o norte do Estado de Israel da Cisjordânia. O senador Roberto Saturnino (PT-RJ), relator, é favorável à aprovação da matéria.




05/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão vota projeto que protege quem faz intercâmbio

CCJ vota projeto que facilita adoção de órfãos

CCJ VOTA PROJETO QUE FACILITA INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

Senado vota projeto que facilita à gestante entrar em ônibus

CDH vota projeto que facilita acesso de deficientes visuais a livros didáticos e educacionais

CCT vota projeto que facilita acesso de deficientes visuais a arquivos digitais de livros