Crescimento econômico na era JK atingiu 7,8% ao ano, diz Valmir Amaral



O senador Valmir Amaral ( PMDB-DF) considerou -muito oportuno- resgatar a memória, o vigor e o espírito do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira no cenário atual, impregnado de pessimismo diante das ameaças de guerra, das ações terroristas e da incapacidade das economias de quase todas as nações, mesmo as mais industrializadas, iniciarem um novo ciclo de crescimento.

Amaral lembrou os índices que revelam a ousadia e o desenvolvimentismo da era JK. A taxa de crescimento econômico do país manteve-se, durante a presidência de Juscelino (entre 1956 e 1961), em torno de 7,8% ao ano. Segundo o senador, em 1961, quando muitas das iniciativas do presidente atingiam seu ponto de maturação, a economia alcançou uma expansão de 8,3%.

Em todo esse período, continuou o senador, foram abertos mais de 20 mil quilômetros de estradas, produzidos 320 mil veículos automotores, multiplicada a produção de aço, cimento, petróleo, fertilizantes e metais não-ferrosos. O parlamentar pelo DF lembrou ter sido na gestão de JK a construção das usinas hidroelétricas de Furnas e Três Marias e também a implantação das indústrias naval, de química de base e de tratores do país.

Para realizar tantos feitos, JK precisou, na opinião do senador, mobilizar a vontade e a energia do povo brasileiro.

- Essa é, talvez, a melhor lembrança do seu tempo: o otimismo que JK conseguiu semear nos corações dos brasileiros - salientou, acrescentando que Juscelino -galvanizou a vontade da Nação em um gigantesco mutirão de desenvolvimento e de renovação-.

E o marco definitivo desse esforço conjunto da Nação foi, na visão de Amaral, a construção de Brasília, aquilo que JK identificava como a -meta-síntese- de seu famoso Plano de Metas. Amaral lembrou ainda que a transferência da capital enfrentou naquela época a oposição acirrada de políticos e dos meios de comunicação.



12/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego

Valmir Amaral homenageia tradutores

Valmir Amaral homenageia Dia do Geógrafo

Valmir Amaral festeja Dia do Esportista

Valmir Amaral homenageia ex-presidente do JB

TOMA POSSE VALMIR AMARAL