Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) voltou a defender a retomada do crescimento econômico. Do contrário, programas criados pelo governo e considerados criativos, como o Primeiro Emprego para os Jovens, estarão condenados ao fracasso já que, observou, dependem de uma economia aquecida para alcançar o pleno sucesso.

- Sem a retomada do crescimento econômico será muito difícil convencer os empresários a contratar novos empregados, mesmo que recebam incentivos - alertou Valmir Amaral, ao pregar uma revisão no Primeiro Emprego com o objetivo de torná-lo menos burocrático, a começar pelo fim do dispositivo que obriga as empresas que aderirem ao programa a não demitirem funcionários regulares pelo período de 12 meses.

O senador pelo Distrito Federal também alertou para um outro problema que considera preocupante: o aumento do desemprego, conforme revelou a pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, informou, são cerca de 2,7 milhões de pessoas desempregadas em todo país. Ele atribuiu o aumento do desemprego ao inexpressivo crescimento que tem caracterizado a economia brasileira nos últimos anos.

Mas por outro lado, Valmir Amaral comentou uma outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrando que os indicadores de produção, faturamento e emprego na indústria, no primeiro trimestre de 2004, são os melhores dos últimos 4 anos, o que demonstra, a seu ver, que o país tem fôlego para crescer e prosperar.

Valmir Amaral também homenageou os acadêmicos de Direito pelo transcurso do seu dia, comemorado em 19 de maio, data também consagrada ao padroeiro dos advogados, Santo Ivo.



02/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento econômico na era JK atingiu 7,8% ao ano, diz Valmir Amaral

Ideli ressalta retomada do emprego e do crescimento econômico

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

Valmir Amaral destaca iniciativas do governo de geração de emprego para jovens

CAE DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COM TÁPIAS E CALABI