Criação de TRF no Paraná é aprovada em meio a críticas sobre inconstitucionalidade



VEJA MAIS

Argumentos de inconstitucionalidade não impediram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de aprovar, nesta quarta-feira (12), proposta de emenda à Constituição (PEC 42/2012) relativa à criação de Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. A matéria foi aprovada com os votos contrários dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Pedro Taques (PDT-MT), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Ana Rita (PT-ES), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Armando Monteiro (PTB-PE) e segue agora para dois turnos de votação no Plenário do Senado.

A decisão da CCJ foi idêntica à aplicada à PEC 65/2011, que trata da criação de TRF em Minas Gerais e que deverá ser submetida, nesta quarta-feira (12), à primeira sessão de discussão, em segundo turno, no Plenário do Senado. De iniciativa do senador Clésio Andrade (PMDB-MG), recebeu parecer favorável do senador Aécio Neves (PSDB-MG), relator na Comissão de Justiça.

Aloysio Nunes foi o único senador que apontou inconstitucionalidade na PEC 42/2012 a também contestar o mérito da matéria. Além de afirmar a existência de vício de iniciativa, já que o tema seria da alçada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), avaliou que o atual volume processual não justificaria a criação de um TRF no Paraná.

A PEC 42/2012 foi apresentada pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal para criar um TRF com jurisdição no Paraná. Também estabelece prazo de 180 dias para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviar projeto de lei ao Congresso tratando da organização, estrutura e do funcionamento do tribunal proposto. O enfrentamento da sobrecarga processual no TRF da 4ª Região, que abrange Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, foi o argumento usado para justificar sua criação.

A exemplo de Sérgio Souza, os demais senadores pelo Paraná, Álvaro Dias (PSDB) – relator da PEC 42/2012 - e Roberto Requião (PMDB), observaram que a instalação de um TRF no estado é um pleito antigo de entidades jurídicas locais. Se Álvaro Dias e Sérgio Souza acreditam que a alteração ao ADCT torna a matéria constitucional – tese compartilhada por Aécio Neves -, Requião reconheceu a inconstitucionalidade alegada, mas não abriu mão de votar pela sua aprovação.

Quem também manifestou a intenção de estender à PEC 42/2012 o voto favorável dado à PEC 65/2011 foi o senador Tomás Correia (PMDB-RO).

- Vou usar dois pesos e duas medidas? Não podemos dar um tratamento diferenciado para a mesma matéria – opinou.

Na linha de argumentação contrária, Taques afirmou que a criação de TRFs só é possível por meio de projeto de lei complementar, cuja apresentação é de competência privativa do STJ. Ferraço, Valadares e Armando Monteiro respaldaram as considerações de Aloysio Nunes e Taques.

Antes de colocar a PEC 42/2012 em votação, o presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), comentou a disposição do presidente do STJ, ministro Félix Fischer, de se reunir com a Comissão de Justiça para debater as propostas de criação de TRFs pelo país.

Justiça do Trabalho

A CCJ também aprovou projeto de lei da Câmara (PLC 40/2012) que cria dez cargos de provimento efetivo de analista judiciário, na especialidade execução de mandados, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região, sediado em Porto Velho (RO). A matéria recebeu parecer favorável do relator ad hoc, senador Pedro Taques (PDT-MT), que também apresentou requerimento de urgência para votação da matéria pelo Plenário do Senado.

A criação desses cargos foi justificada para acompanhar o aumento da demanda judicial gerada, especialmente, pelas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Outro fator a reforçá-la é a dificuldade de cumprimento de mandados judiciais na região, decorrente de sua peculiaridade geográfica.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada a criação de parque nacional no Paraná

Aprovada criação de varas da Justiça do Trabalho em Minas Gerais e Paraná

Aprovada proposta que permite aos partidos sem representação parlamentar entrar com ação direta de inconstitucionalidade

Alvaro Dias defende Ministério Público de críticas no Paraná

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado de Carajás

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado do Tapajós