Aprovada proposta que permite aos partidos sem representação parlamentar entrar com ação direta de inconstitucionalidade



A Comissão de Legislação Participativa (CLP) aprovou nesta quarta-feira (10), com parecer favorável do senador Aelton Freitas (PL-MG), sugestão popular de proposta de emenda à Constituição permitindo aos partidos políticos sem representação parlamentar, mas com registro definitivo na Justiça Eleitoral, apresentar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN). O presidente da CLP, senador Magno Malta (PL-ES), assinalou que esta foi a primeira sugestão de PEC aprovada na comissão.

Malta congratulou-se com a entidade que teve a iniciativa de enviar a proposta ao Senado, a Associação Comunitária de Chonin de Cima, distrito de Governador Valadares (MG), que teve mais quatro sugestões aprovadas na mesma reunião. A matéria agora está na fase de coleta de assinaturas de senadores para completar o número de 27, correspondente a um terço da Casa, exigido para apresentação e leitura em Plenário, passando depois a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O relator considerou justo abrandar a exigência de representação parlamentar contida no artigo 103 da Constituição, para permitir aos partidos que já tenham obtido o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral apresentar uma ADIN. O senador não acatou, porém, a pretensão de ampliar a redação para abranger também as entidades inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ao lado de instituições como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As outras sugestões da Associação aprovadas na reunião seguirão para o Plenário para distribuição às comissões temáticas pertinentes. Uma delas pretende a transformação em rodovia federal da ligação entre a BR-381 e a BR-116, em Minas Gerais, e teve parecer favorável do senador José Maranhão (PMDB-PB), para quem a nova classificação facilitará a obtenção de recursos federais necessários à conservação do trecho.

Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) relatou favoravelmente três itens: a redução, de 65 para 60 anos, da idade mínima em que as mulheres podem requerer o benefício de um salário mínimo mensal para idosos carentes;  a criação da Universidade Federal do Vale do Rio Doce, com sede em Governador Valadares; e o envio de requerimento ao Ministro das Comunicações solicitando informações sobre vigência e aplicação de normas do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado editadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição anuncia Ação Direta de Inconstitucionalidade contra MP do Pronatec

Aprovada proposta que permite a parlamentar assumir cargo de professor em universidade pública

MARLUCE PINTO CRITICA PROPOSTA QUE REDUZ REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

MARLUCE PINTO CRITICA PROPOSTA QUE REDUZ REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

Proposta que permite mistura de farinhas na fabricação de pães é aprovada na CAE

Aprovada proposta que permite deduzir do IR despesas com filhos ainda por nascer