Crise pouco afetou interesse de estrangeiros em sistema bancário brasileiro



O interesse de investidores estrangeiros no sistema bancário brasileiro foi estável nos últimos anos e a recente crise financeira internacional pouco afetou a iniciativa. A informação é do Relatório de Estabilidade Financeira referente ao primeiro semestre de 2010, divulgado nesta quinta-feira (23), pelo Banco Central (BC).


De acordo com o relatório, das 22 aprovações entre 2006 a 2010 para constituição de novas instituições bancárias, incluindo-se bancos de investimento, oito são de novos bancos sob controle estrangeiro. A principal origem de capital ficou concentrada na Europa, com cinco no total. Há dois com capital asiático, sendo um banco chinês e um japonês, e um com participação mexicana. 


Para o BC, os números mostram a importância dada ao sistema bancário brasileiro, além dos efeitos diferenciados da crise entre as principais instituições financeiras mundiais, e o interesse crescente por parte das instituições asiáticas.


Segundo o relatório, atualmente existem cinco pedidos em exame pelo Banco Central de constituição de bancos com participação estrangeira. São três norte-americanos e dois europeus.


O documento também mostra que quatro bancos brasileiros têm agência em mais de uma praça no exterior. Há presença de instituições bancárias brasileiras em 14 países: Japão, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Bahamas, Ilhas Cayman, Espanha, Alemanha, Itália, França e Reino Unido.


“O ingresso de bancos estrangeiros no Brasil e os investimentos bancários brasileiros no exterior realçam a necessidade da integração dos esforços de supervisão entre as áreas competentes dos diversos países, de forma a evitar e/ou mitigar riscos sistêmicos em escala internacional”, diz o relatório.


Fonte:
Agência Brasil



23/09/2010 19:29


Artigos Relacionados


Crise financeira não afetou reajustes salariais em 2009, afirma Dieese

ADEMIR ANDRADE CENSURA POUCO INTERESSE DO GOVERNO PELO CERRADO

Acir Gurgacz diz que estrangeiros querem preservar florestas brasileiras por interesse econômico

MP do sistema bancário chega ao Senado

Suplicy: crise do futebol brasileiro é reflexo da crise de valores

Cresce interesse do brasileiro por destinos domésticos