Cristovam afirma que ecologia e educação são as utopias da atualidade
Em discurso na sessão especial do Senado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (30), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a utopia não morreu nem se situa mais na área da economia. Segundo ele, a utopia mudou de nome e de campo de luta, situando-se agora na ecologia e na educação.
- A ecologia como a forma de a gente derrubar o muro que há entre a geração atual e as próximas, que não irão dispor de recursos, que viverão num país superaquecido, que perderão a orla que aí está, dos mares do mundo - afirmou Cristovam.
Na luta contra as desigualdades sociais, a utopia é a educação, disse ainda o senador, ao enfatizar que esse é o único caminho capaz de derrubar o muro que separa hoje os filhos dos pobres dos filhos dos ricos, oferecendo a todos "uma escola igual".
- É isso que vai permitir a mesma chance, a mesma chance entre classes e a mesma chance entre gerações. Não é mais a igualdade plena, da renda, do consumo, que nos iludiu durante duzentos anos. Não. É a mesma chance de usar o seu talento - disse ainda Cristovam, saudando o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Ao encerrar seu pronunciamento, Cristovam disse desejar que um dia seja criado o "dia mundial da mesma chance para todos", para incluir meio ambiente e educação, que chamou de "as duas pernas do futuro".
30/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam conclama eleitores a lutarem em favor da educação e ecologia
Brasil deve priorizar educação e ecologia, alerta Cristovam Buarque
Para sair da pobreza, só com educação, afirma Cristovam
Cristovam afirma que educação continuará em destaque na sua agenda
Cristovam agradece reeleição e afirma que defenderá saúde e educação
Educação: Escola de Bernardino de Campos aborda questões de ecologia de forma criativa