Cristovam alerta para desmoralização da classe política no Brasil
A frase "Eu tenho vergonha dos políticos brasileiros", estampada em adesivo colado em carro na cidade de Londrina/PR, levou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a manifestar sua preocupação com a atual falta de credibilidade dos parlamentares brasileiros frente à opinião pública. Considerando exagerado o grau de generalização da sentença, Cristovam atribuiu, num primeiro momento, a decepção do motorista do carro aos frequentes casos de corrupção, noticiados na imprensa, envolvendo alguns dos políticos.
- Eu não acredito que aquele motorista pusesse um adesivo 'tenho vergonha das políticas públicas que, no lugar de escolas constroem viadutos', porque ele é um beneficiário dos viadutos. Eu duvido que ele dissesse 'eu tenho vergonha das políticas públicas que reduzem o IPI para automóvel', mantendo-o para sapatos ou tirando o dinheiro que poderia ir para colocar água e esgoto na casa das pessoas - disse Cristovam, criticando o motorista por, em sua opinião, não se rebelar contra o problema que seria maior, o da inadequação das políticas públicas praticadas no país.
Cristovam, porém, reconheceu fundamento no protesto do motorista, quando admitiu que a sua motivação pode não ter sido a corrupção, mas sim a falta de competência dos parlamentares para mudar o destino do Brasil, fazendo-o sair, por exemplo, de uma economia concentradora de renda para outra distributiva ou de uma economia predadora do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável.
- Agradeço ao motorista daquele carro que, colocando aquele adesivo, despertou-me, primeiramente, a raiva de ver a generalização em relação à corrupção, como se todos fossem iguais. Segundo, foi um alerta. Talvez nem tenha percebido a incompetência de nós todos hoje em sermos líderes deste país em um momento tão complexo como este, sem bandeiras claras, sem bandeiras nítidas, sem rumos certos para caminhar - afirmou.
Em aparte, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Cristovam.
21/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam prega "revoluções" para reconciliar classe política com o povo
Cristovam: classe política é "uma fábrica" de regimes autoritários
Cristovam aconselha classe política a não ignorar mensagens que vem das ruas
Cristovam Buarque defende escola igual para ricos e pobres e diz que falta interesse à classe política para melhorar educação
Jefferson alerta para o perigo do enfraquecimento da classe média no Brasil
Cristovam sugere comissão para estudar formas de tirar Senado de descrédito e desmoralização