Cristovam: classe política é "uma fábrica" de regimes autoritários
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso em Plenário nesta terça-feira (20), acusou o Congresso Nacional e a classe política brasileira de serem uma "fábrica de autoritarismo":
- Somos fabricantes de regimes autoritários; estamos fabricando em algum lugar deste país alguém que vai ocupar o papel que [o presidente Hugo] Chávez faz hoje na Venezuela - declarou.
Cristovam disse vislumbrar, para o Brasil, um futuro semelhante ao da Venezuela, que vive uma "autocracia", com poucas manifestações contrárias a Hugo Chávez e controle dos três poderes, apesar de não haver presos políticos. O senador salientou que o autoritarismo, a exemplo do que ocorre naquele país, é resultado de uma elite insensível e de uma classe política desmoralizada, que age contra as necessidades do povo. O parlamentar ressaltou inclusive que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como Chávez, é fruto desse processo, com a diferença de que "buscou uma coesão social no Brasil, enquanto Chávez optou pela divisão da população", ficando com o povo contra a elite.
O Congresso brasileiro, por sua vez, disse Cristovam, "contribui por sua inoperância, ineficiência, submissão à vontade do Poder Executivo" e pelo que chamou de "pauta de votações equivocada". Além disso, acrescentou, insufla o povo a desacreditar nos políticos quando passa a impressão de que há um acordo para aprovar a prorrogação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF); salvar o mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que responde a processos no Conselho de Ética; e para a escolha de algum indicado do Planalto para assumir a presidência do Senado.
- Nós, democratas, somos os verdadeiros pais de regimes autoritários, quando somos irresponsáveis e não ouvimos os desejos do povo - alertou.
20/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
USP: Seminário discute como lidar com regimes autoritários
Cristovam aconselha classe política a não ignorar mensagens que vem das ruas
Cristovam alerta para desmoralização da classe política no Brasil
Cristovam prega "revoluções" para reconciliar classe política com o povo
FREIRE VÊ "CACOETES AUTORITÁRIOS" EM DISCUSSÃO SOBRE REFORMA POLÍTICA
Cristovam Buarque defende escola igual para ricos e pobres e diz que falta interesse à classe política para melhorar educação