Cristovam Buarque alerta para risco de fracasso da Rio+20




Ao relatar visita de membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ao Rio de Janeiro, para acompanhar as obras de construção de instalações para a conferência Rio+20, em 2012, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) chamou a atenção do governo federal para o risco de fracasso do evento.

De acordo com Cristovam, caso a diplomacia brasileira não consiga trazer chefes de Estado ou de governo dos diversos países, a reunião poderá não alcançar os resultados esperados.

- Se nós não conseguirmos trazer para cá os grandes líderes mundiais para debatermos o futuro do mundo, nós corremos o risco de um grande fracasso - disse em Plenário, nesta segunda-feira (9).

Cristovam destacou também a importância da escolha de uma temática adequada para ser debatida na reunião.

A partir da próxima semana, a CRE deverá promover uma série de debates focando assuntos que, segundo ele, por serem fundamentais para a sobrevivência da humanidade nos próximos 100 anos, deveriam constar da pauta da Rio+20.

Entre os temas considerados importantes, Cristovam citou: a conservação da água; uma redefinição do conceito de desenvolvimento sustentável; a economia verde; a viabilidade dos padrões atuais de consumo no longo prazo; a superação da pobreza; o aquecimento global; a criação de novos indicadores de progresso econômico em substituição ao Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

Com relação às obras de construção de instalações para a Rio+20, Cristovam avaliou que estão progredindo adequadamente.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque alerta para a violência nas escolas

Cristovam Buarque alerta para esgotamento da democracia brasileira

Cristovam Buarque alerta para fragilidades da economia brasileira

Cristovam Buarque alerta para gravidade de desvios de recursos do Fundeb

Cristovam alerta para risco de descontrole inflacionário

Brasil desperdiça cérebros, alerta Cristovam Buarque