Cristovam Buarque pede votação nominal para projeto sobre 'royalties'



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a defender em Plenário o investimento dos recursos do pré-sal em ações que promovam o desenvolvimento do país no longo prazo e não em suas despesas correntes. Cristovam e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) são autores do PLS 594/2011, que prevê a aplicação dos recursos do pré-sal em educação e tecnologia. Para o senador, será um "crime" deixar que os recursos dos royalties possam ser aplicados em qualquer ação, até mesmo em convênios com ONGs do Ministério dos Esportes, como prevê o substitutivo do senador Vital do Rêgo ao PLS 448/11, em discussão na Casa.

- Como nós vamos ficar daqui a algumas décadas, se algum senador decidir analisar as atas destas discussões? Como vamos ficar quando daqui a algumas décadas, o petróleo já nãomais existir? As gerações futuras vão dizer: aqueles representantes do Brasil naquela época queimaram toda a fortuna que pertencia à nação - alertou o senador.

Aos colegas, Cristovam Buarque fez três apelos. O primeiro para que a votação da proposta sobre divisão dos royalties seja nominal, de forma a permitir à população saber como cada um dos senadores votou nesta questão. O segundo apelo foi para que os senadores ao menos discutam o PLS 594/11. E, por fim, o senador pediu que, se não houver chance de aprovar seu projeto, ao menos seja possível apresentar emendas ao substitutivo do senador, assegurando a aplicação dos recursos dos royalties em educação e áreas afins.

O senador do Distrito Federal ganhou o apoio dos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), que representam estados produtores e têm manifestado oposição ao substitutivo de Vital do Rêgo. Ricardo Ferraço afirmou que a proposta é de grande importância para o país, já Crivella destacou que, ao contrário do substitutivo em discussão, o projeto de Cristovam é constitucional e merece ser aprovado.



19/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias pede apoio para votação de projeto sobre distribuição dos 'royalties'

MP não garante aplicação integral de 'royalties' em educação, diz Cristovam Buarque

Para Cristovam Buarque, votação simbólica é 'degradação da política'

Cristovam Buarque quer que recursos dos 'royalties' seja usado em educação e inovação

Cristovam Buarque defende alterações em projeto sobre Plano Nacional de Educação

Cristovam Buarque pede solução para greve dos professores