Cristovam Buarque questiona 'agenda positiva' do Congresso



Os governantes e as autoridades do país ainda não conseguiram responder de maneira eficiente aos protestos de rua que tomaram conta do Brasil a partir de junho de 2013, disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em discurso nesta segunda-feira (5). Ele colocou em xeque inclusive a “agenda positiva” estabelecida pelo Congresso Nacional em resposta às manifestações.

- De repente, vem a ideia de uma agenda positiva para enganar o povo. Vamos falar com franqueza. O povo quer mudanças. O povo não quer ajustes. O povo quer uma nova história, não quer pontos e vírgulas nos documentos oficiais. Essa agenda positiva é uma ilusão que estamos criando na população ou mesmo um engano. Mas é isso o que estamos fazendo – disse.

Para o senador, as lideranças nacionais não estão correspondendo aos anseios da maioria da população, principalmente nos temas de combate à corrupção, melhorias na saúde, educação e transporte público.

Cristovam cobrou dos pré-candidatos à Presidência da República nas eleições do próximo ano propostas concretas de redirecionamento do país.

- Qual é a proposta de cada um dos candidatos a presidente – já temos diversos – sobre uma estrutura política que funcione sem corrupção, que funcione com eficiência, que seja capaz de ouvir o que o povo quer? Não vejo os candidatos falando sobre isso – pontuou.

Na opinião do senador, a “falta de um discurso claro” por parte dos presidenciáveis pode levar ao aumento expressivo do número de votos nulos nas próximas eleições. Cristovam afirma que isso poderia abalar a credibilidade dos que forem eleitos, pois seriam respaldados por um baixo número de leitores.

- A próxima eleição não deve ser entre velhos diferentes, deve ser do novo contra o que for velho. É isso que o povo está querendo. Os candidatos a presidente devem olhar com cuidado o grande adversário deles, chamado voto nulo, que pode fazer com que uma eleição, que é a grande chance de retomar a esperança, seja uma decepção e um enfraquecimento do rumo que o Brasil precisa tomar – concluiu.



05/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam defende "bancada do basta" para debater agenda positiva

CRISTOVAM BUARQUE: ACM COLOCOU POBREZA NA AGENDA NACIONAL E ISSO É POSITIVO

Poder Executivo ignora o Congresso Nacional, afirma Cristovam Buarque

Cristovam Buarque diz que o DF está doente

Sarney recebe Cristovam Buarque

Cristovam Buarque lança blog