Cristovam comemora aprovação na Câmara do projeto que trata da carreira dos policiais militares e bombeiros do DF
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comemorou nesta quinta-feira (22), em Plenário, a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto de lei que trata da carreira dos servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A matéria agora será examinada pelo Senado. Cristovam pediu apoio aos líderes partidários no Senado para que a proposta entre em votação na próxima terça-feira (27) e apelou aos senadores para que não apresentem emendas, evitando, assim, que o projeto volte ao exame da Câmara.
Cristovam Buarque ressaltou que a proposta inova ao exigir diploma de curso superior para ingresso na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros. Na avaliação do senador, a exigência contribuirá para a qualidade dos profissionais dessas instituições.
O projeto também cria gratificação por risco de vida, informou Cristovam. Em sua opinião, os policiais militares e os soldados do corpo de Bombeiros já deveriam receber tal gratificação. O senador lembrou que outros profissionais, como os fiscais do Departamento de Trânsito (Detran), já recebem o beneficio.
Outro ponto do projeto que Cristovam considerou importante é a possibilidade de reincorporação de policiais ou bombeiros afastados por sequelas em razão de acidentes ocorridos durante a atividade profissional. O senador disse que esses profissionais não precisam ir imediatamente para a reserva, uma vez que podem desempenhar outras funções, mesmo nas ruas.
Durante o pronunciamento de Cristovam, o ministro das Telecomunicações e Tecnologia da Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, visitou o Plenário do Senado, acompanhado por comitiva daquele país. O senador Lobão Filho (PMDB-MA) apresentou o ministro aos senadores.
22/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ruben Figueiró pede aprovação de projeto que trata da aposentadoria das policiais
Expedito Júnior pede aprovação do projeto que beneficia policiais militares do DF
Aprovado reajuste a policiais militares e bombeiros do DF
Sancionada anistia a policiais militares e bombeiros
Policiais militares terão novo plano de carreira
Plenário discute carreira dos policiais militares de Rondônia