Cristovam defende a federalização das escolas em evento promovido pela Unesco



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) participou, nesta segunda-feira (10), de uma mesa-redonda sobre diversidade e desenvolvimento sustentável promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O debate integra as atividades que marcam o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em 10 de novembro.

Cristovam, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), apontou as desigualdades sociais na educação do Brasil e defendeu uma escola igualitária como forma de equilibrar o acesso ao nível superior e possibilitar cada vez mais descobertas científicas. Para tanto, o senador sugeriu que as escolas brasileiras sejam federalizadas, evitando, assim, as disparidades no ensino no país.

- No setor financeiro, os bancos com dificuldades podem ser federalizados, mas na educação, quando a escola passa por dificuldades, o estado diminui o salário do professor - lamentou Cristovam.

O senador enumerou diversas formas de paz, como a social, a econômica, a ecológica e a militar. Em seguida, conceituou desenvolvimento e ressaltou a importância do caráter sustentável, quando o desenvolvimento não agride nem desequilibra a natureza.

Por fim, Cristovam apontou a ciência como fórmula para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz. Entretanto, ele lembrou que o ponto de partida para a ciência e o fomento a tais princípios é a educação de base.

Também participaram da mesa-redonda o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o primeiro conselheiro e chefe do Setor de Ciência e Tecnologia da Comissão Européia, Angel Landabaso, e o coordenador de Ciências Naturais da Unesco e da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, Celso Schenkel.

As atividades vão até esta terça-feira (11), com oficinas, laboratórios, filmes e exposições, das 9h às 18h, no Senac da 703/903 Sul, em Brasília (DF). A programação completa está disponível no site da Unesco. O evento é aberto ao público.

A iniciativa da Unesco conta com o apoio da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal.



10/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam analisa resultado do Enem e pede federalização das escolas

Cristovam defende federalização do ensino público

Cristovam defende federalização da escola pública

Cristovam defende federalização da educação de base

Cristovam defende federalização da educação básica

Cristovam Buarque defende a federalização da educação de base