Cristovam diz que coleta de assinaturas pela candidatura de Simon prossegue
Logo depois de o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ter informado, da tribuna, que a coleta de assinaturas em apoio à candidatura do senador Pedro Simon (PMDB-RS) à Presidência do Senado havia sido suspensa após apelo da líder do bloco de apoio ao governo, Ideli Salvatti (PT-SC), e da líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou à imprensa que continua em busca de apoiadores para a idéia. Suplicy e Cristovam foram os responsáveis pelo lançamento do nome de Simon na disputa nesta quinta-feira (6). No início da noite, o abaixo-assinado contava com 27 assinaturas de senadores de todos os partidos.
- Esse documento é um apelo ao PMDB para que traga um nome que seja independente e que ajude a resgatar a credibilidade do Senado. Se tivermos um presidente que signifique a continuação do período Renan Calheiros e da subserviência ao Executivo, a instituição estará acabada - disse.
Cristovam informou, no entanto, que a condição para Pedro Simon disputar a Presidência seria o apoio de sua bancada. Nesta quarta-feira (5), quatro senadores do PMDB se apresentaram como candidatos - Garibaldi Alves (RN), Valter Pereira (MS), Neuto de Conto (SC) e Leomar Quintanilha (TO). O partido, que busca um candidato único, tomará sua decisão em reunião na próxima terça-feira (11).
- Eu adoraria que o próprio Pedro Simon aceitasse ser um candidato avulso, mastambém poderemos apoiar um nome da oposição caso o PMDB não lance um candidato independente - disse Cristovam.
Mais cedo, também em entrevista à imprensa, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que o partido via "com respeito" o lançamento da candidatura de Pedro Simon. A seu ver, Simon projeta uma boa imagem para a sociedade.
- Na hora própria, vamos reunir a bancada para decidir se iremos apoiar a candidatura ou se vamos lançar um nome próprio - disse.
Arthur Virgílio destacou que o PSDB também tem nomes que poderiam conferir ao Congresso Nacional uma "face limpa e nova", que fizesse um contraponto ao que ele classificou de "práticas oligárquicas".
O senador Almeida Lima (PMDB-SE), por sua vez, também em entrevista à imprensa, criticou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que lançou em Plenário a candidatura de Pedro Simon.
- Ele foi inoportuno e até mal-educado. Ele que cuide de seu partido - disse.06/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Amorim comemora coleta de 150 mil assinaturas pela construção do Hospital Oncológico de SE
Oposição recomeçará coleta de assinaturas para CPI dos Transportes
Inicia coleta de assinaturas para CPI da segurança pública
Alvaro Dias anuncia coleta de assinaturas para CPI da Saúde
MARINA COLETA ASSINATURAS PARA PECS DA COMISSÃO DA POBREZA
Lídice coleta assinaturas para CPI sobre assassinato de jovens negros