Cristovam diz que crise advém da falta de lógica do sistema econômico
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a crise econômica internacional é causada pela falta de lógica do sistema econômico. Para Cristovam, em vez de se tampar o buraco da atual crise e esperar pela próxima, é melhor procurar um novo rumo.
O parlamentar apontou a falta de lógica de se destinar bilhões de reais para salvar empresas automobilísticas quando o aquecimento global é causado principalmente pela poluição emitida pelos automóveis. Também apontou a ilogicidade de governos estaduais argumentarem que não existe dinheiro para pagar piso salarial para professores, mas, diante da crise econômica, oferecerem incentivos fiscais para que indústrias não sofram prejuízos.
Outra falta de lógica apontada pelo senador foi o fato de os bancos, que auferiram os maiores lucros de todos os tempos nos últimos anos, agora solicitarem apoio financeiro do Tesouro Nacional e do Banco Central.
- Há uma crise na lógica, que parece que morreu diante dessas contradições - afirmou.
Essa crise, argumentou Cristovam, está no próprio sistema econômico, que não tem lógica. Esse sistema, continuou, é "implicitamente depredador da natureza". Ele afirmou que as lideranças políticas têm de ter a coragem de propor novos rumos. Ele conclamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a, com sua liderança, encontrar esses novos rumos, essa saída definitiva no longo prazo, em vez de procurar "saídas imperfeitas, provisórias, temerárias".
15/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚNIA APONTA FALTA DE LÓGICA NOS CORTES DO ORÇAMENTO
Cristovam diz que economista Antônio Barros de Castro fará falta no atual momento de crise
Crescimento econômico depende de reformas estruturais, diz Cristovam
Cristovam quer um modelo de crescimento econômico com mais justiça social
Pacote econômico decepciona e crise argentina se agrava
Casagrande: 75% das emissões de gases de efeito estufa no país advêm de queima de vegetação