Cristovam exige punição aos responsáveis por fraudes no Ministério do Trabalho



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou, nesta segunda-feira (16), a Polícia Federal pelas operações Pronto Emprego e Esopo, que revelaram fraudes em licitações do Ministério do Trabalho, e cobrou punição para todos os envolvidos no suposto esquema. De acordo com o senador, a Polícia Federal tem sido boa para apurar irregularidades, mas a Justiça não tem conseguido punir os indivíduos que praticam a corrupção no país.

- A verdade é que nós conseguimos corromper a corrupção transformando-a em um espetáculo, porque, se a Polícia Federal tem conseguido apurar, a Justiça não tem conseguido punir. E, por melhor que seja o trabalho da Polícia Federal, para apurar a corrupção, não se resolve se não formos capazes de punir além da apuração.

O senador observou que nunca foi favorável ao PDT ocupar cargos neste governo e disse que o partido daria uma melhor contribuição para o país se adotasse uma postura de independência.  Para ele, o partido, que foi criado por Leonel Brizola, virou um "puxadinho do PT" e ficará com uma mancha difícil de ser apagada.

- Em novembro de 2003, quando o presidente Lula convidou o Lupi para ser ministro, eu fiz um discurso aqui fortemente contrário, dizendo que entrar no governo significava reduzir a chance de um discurso alternativo, altaneiro, por parte do PDT. Eu temia – e disse, naquela época – que a entrada no governo faria o PDT irrelevante. O que eu não imaginava é que ia fazê-lo também suspeito – lamentou.

O senador disse ter esperança de que todas as denúncias sejam apuradas e de que pelo menos a figura do ministro Manoel Dias possa sair ilesa da situação.

- Felizmente, nós temos tempo adiante, e, nesse tempo, creio que devemos além de parabenizar a polícia, pedir que se faça a apuração completa, que, quando chegue o momento, voltemos a ser um partido com propostas, e não um partido dentro do governo. E, entre essas propostas, uma tem que vir para criar vacinas contra a corrupção no serviço público – defendeu.



16/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio exige punição para responsáveis por naufrágios na Amazônia

Senadores cobram punição dos responsáveis pela morte de cinegrafista

Alvaro Dias cobra punição de responsáveis por escândalo da Bancoop

Ana Júlia cobra punição a responsáveis por massacre em Eldorado dos Carajás

Covas exige apuração de responsáveis na fuga de 'Batoré'

Alvaro Dias volta a cobrar punição de responsáveis pelo dossiê