Alvaro Dias registra protesto de ex-preso político cubano contra o presidente Lula



"Lula se aliou ao crime e não à justiça", disse Omar Rodríguez Saludes, dissidente cubano exilado na Espanha, segundo matéria publicada pelo jornal O Globo lida da tribuna do Plenário pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). A declaração foi feita em Madri, durante entrevista coletiva concedida por sete dos 11 cubanos soltos esta semana. Saludes acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter se omitido durante a greve de fome de Orlando Zapata, que culminou com a morte do preso político.

No período em que Zapata fazia seu protesto contra as condições carcerárias de Cuba, o presidente Lula visitava a ilha e apareceu posando para fotos apertando a mão de Fidel Castro e de seu irmão Raul Castro. Ele não intercedeu pelo preso, que foi condenado a mais de 30 anos por defender os direitos humanos. Alvaro Dias lembrou que, ao contrário, Lula teria comparado os dissidentes cubanos aos presos comuns mantidos nas prisões brasileiras.

- Creio que vai se tornando rotina na vida de todos nós, brasileiros, assistir a espetáculos em que o presidente Lula passa a mão na cabeça de todos os ditadores do mundo, afronta os direitos humanos e as liberdades democráticas, convive com os totalitários, avalizando as suas perversas atitudes que vão desde prender adversários políticos a levá-los à morte - afirmou Alvaro Dias.



15/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias registra protesto dos advogados públicos contra atuação política de Inácio Adams

Alvaro Dias registra protesto contra medidas adotadas pela Argentina na região da tríplice fronteira

Alvaro Dias diz que Senado pecou ao não abrir processo de 'impeachment' contra o presidente Lula em 2005

Alvaro Dias lê artigo de FHC em resposta a críticas do presidente Lula

Alvaro Dias considera inaceitável que o presidente Lula "esteja tão perdido"

Alvaro Dias apóia críticas do presidente da CNBB ao governo Lula