Cristovam quer exibição obrigatória de filmes nacionais nas escolas



A exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional deve ser obrigatória nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. É o que prevê projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a ser examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (4), em reunião com início às 11h. No relatório em que analisa a matéria (PLS 185/08), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) recomenda sua aprovação.

Pelo texto, a exibição de filmes brasileiros seria componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola. Em defesa da proposta, Cristovam argumenta que a ausência de arte na escola reduz a formação dos alunos e impede que sejam usuários de bens e serviços culturais na vida adulta. Como assinala na justificação do projeto, os jovens acabam privados de um dos objetivos fundamentais da educação, que diz ser "o deslumbramento com as coisas belas".

Ao explicar a escolha pela exibição de filmes, entre diferentes alternativas de manifestações artísticas, o parlamentar argumentou ainda que "o cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser levada aos alunos nas escolas". Além disso, afirmou que o país precisa ampliar a indústria cinematográfica, que hoje depende de financiamento público devido à baixa frequência às salas de cinema.

Num primeiro relatório, no ano passado, a senadora Rosalba Ciarlini concluiu pela rejeição da proposta. No entanto, pouco depois ela divulgou novo parecer, dessa vez favorável, sugerindo apenas duas emendas para correções técnicas que não alteram os objetivos originais. A senadora disse que decidiu se alinhar às "motivações e esperanças" do autor por reconhecer o potencial do cinema como recurso auxiliar da aprendizagem.

O texto está sendo examinado em decisão terminativa, devendo seguir logo depois para análise na Câmara dos Deputados se não houver recurso para passe antes em Plenário.



03/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova projeto de Cristovam que torna obrigatória exibição de filmes nacionais nas escolas

Cristovam quer que escolas exibam filmes nacionais

Decreto diversifica exibição de filmes nacionais

Francisco Dornelles defende cota para exibição dos filmes nacionais

Exibição de filmes nacionais pode integrar currículo da educação básica

Aprovado projeto que obriga exibição de filmes brasileiros nas escolas