Cristovam recebe parlamentares paquistaneses
Há possibilidade de cooperação entre Brasil e Paquistão, especialmente no campo econômico, disse o senador Cristovam Buarque (PDT-RS) logo após ter recebido, na sexta-feira (27), em seu gabinete, a delegação de parlamentares paquistaneses que visita o país. O senador ressaltou também a importância de o Brasil manter-se neutro em relação ao conflito entre Paquistão em Índia no que diz respeito à região da Caxemira.
Cristovam disse que o Paquistão está à procura de grandes empresas para a área de construção, bem como, segundo lhe informou o embaixador do Paquistão no Brasil, Muhammad Haroon Shaukat,tem interesse nos aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). A cooperação entre os dois países também pode acontecer na área de ciência e tecnologia, uma vez que o Paquistão, na opinião do senador, é um país muito desenvolvido nessa área, assim como na de medicina.
O senador Cristovam Buarque observou ainda que a opção do Brasil em estabelecer cooperação com países da África e a Índia - que, para ele, é uma escolha correta -, não pode ser entendida como uma tomada de partido do governo brasileiro pela Índia na questão da disputa pela Caxemira - região que é alvo de disputas entre a Índia o Paquistão desde 1947, quando os dois países tornaram-se independentes. O senador salientou que já existem muitas organizações que estão trabalhando pelo diálogo pacífico entre os dois países e que Índia e Paquistão até já estão dialogando, o que não acontecia há alguns anos.
- O Brasil tem que ter boa relação com a Índia, mas tem de ser neutro em relação aos conflitos do país com o Paquistão. A neutralidade seria nossa contribuição - ressaltou o senador.
Participaram também do encontro com Cristovam Buarque a deputada Noor Jahnan Panezai, o deputado Imranullah, o diretor geral da Assembléia Nacional do Paquistão, bem como o secretário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, José Alexandre Girão.
27/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares paquistaneses visitam o Senado
CPI da Corrupção: Cristovam diz que parlamentares precisam dar chance a Dilma
Cristovam lê carta de parlamentares pedindo afastamento de Sarney
Cristovam pede que os parlamentares não percam a capacidade de se indignar
Cristovam: professores devem ter mesmo reajuste dado a parlamentares
Cristovam quer grupo de parlamentares para debater e votar reforma eleitoral