Cristovam recomenda a Lula que defenda um novo conceito de paz na Unesco



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recomendou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que defenda um novo conceito de paz, em discurso que deverá proferir em Paris, na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no próximo dia 07, quando receberá o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008.

Esse conceito, explicou Cristovam, deve ser diferente do que se pensava em 1990, quando a premiação foi criada e temia-se o risco de uma hecatombe nuclear. O conceito de paz a ser defendido pelo presidente Lula na Unesco, disse o senador, deve incorporar a necessidade de paz com os mais de um bilhão de pessoas pobres em todo o mundo, especialmente com as crianças pobres; da paz com os que estão dependentes científica e tecnologicamente; com os que podem ser vítimas de terrorismo; daquela que precisa ser feita com os que sofrem do colonialismo cultural; e da paz com as próximas gerações que poderão ser vítimas da depredação ecológica.

- A paz contra a guerra nuclear era simples. Era desarmar as bombas. Era fazer acordos entre os países. E a paz chegava. Hoje, não há um mapa claro de como fazer um desenvolvimento sustentável com a natureza. Não há um mapa claro de como incorporar as massas excluídas. Não há um mapa claro de como levar a todos o avanço da ciência e da tecnologia. Nós vivemos um cataclismo da perplexidade também. Nós temos as catástrofes no mundo real e nós temos uma catástrofe no mundo das idéias - argumentou Cristovam.

Para o senador, o caminho está na educação, no que ele denomina de "educacionismo". Por isso, ele sugeriu ainda que Lula defenda na Unesco a instituição de um plano global para a educação. Um programa como esse não custaria mais que 2% da renda mundial, que hoje, de acordo com ele, estaria em R$ 40 trilhões.

- Lula deve defender o fortalecimento dessa entidade por meio de um plano global para a educação. Em 1945, foi feito o Plano Marshal para recuperar as economias. É preciso agora um plano global para resolver o problema da destruição dos cérebros humanos - afirmou Cristovam.

Para o senador, Lula não deve propor apenas um programa como o Bolsa-Família, que venha desvinculado da necessidade de as crianças freqüentarem as escolas e de acompanhamento dos resultados alcançados por elas.

Prêmio

De acordo com a Unesco, o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008, criado em 1989, homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da entidade. Entre os nomes já agraciados, estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari.



26/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam pede a Lula que defenda na ONU prioridade para educação

Cristovam considera conceito de progresso dos brasileiros equivocado

Cristovam acredita que Lula sancionará rapidamente novo piso salarial dos professores

Pesquisadores da USP criam novo conceito de biblioteca escolar

Projeto de novo Regimento reforça conceito de ética na política

Cristovam recebe apoio de senadores para comandar a Unesco