Cristovam considera conceito de progresso dos brasileiros equivocado
Existem derrotas nas aparentes vitórias da economia, e existem fracassos nos aparentes êxitos da sociedade brasileira. Um indicador considerado positivo pelo governo, a elevação na produção de veículos - que representa, entretanto, aumento dos engarrafamentos e dos acidentes e contribui para o aquecimento global -, é exemplo de como o conceito de progresso dos brasileiros é equivocado. A análise foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em Plenário, nesta quarta-feira (28), quando defendeu a educação como saída para o problema.
- A solução é mais profunda, exige uma revolução no conceito de progresso, uma mudança no produto que conseguimos tirar da economia. Esse novo rumo não virá se não for de radical evolução na educação do povo brasileiro. Um povo educado administra todos os problemas, inclusive os do trânsito - comentou.
O parlamentar se mostrou revoltado com a perda da capacidade de o povo brasileiro se indignar e perceber, mesmo nas vitórias, os defeitos. Cristovam criticou ainda a idéia de "progresso simbólico", com o desenvolvimento como questão de status, e não de bem-estar social.
- Ainda há tempo de o Brasil encontrar um destino diferente, olhando para as derrotas embutidas nas caras da vitória e percebendo que as vitórias que desejamos não são aquelas cheias de defeitos - disse.
Cristovam sugeriu ainda que a questão da internacionalização da Amazônia, sempre debatida por entidades ambientais estrangeiras, seja trocada pela criação de um organismo internacional que determine quantos automóveis cada país pode fabricar anualmente, a exemplo do que ocorre em Singapura.
- Lá, tem número fixo de automóveis que podem ser produzidos por ano, há um leilão do direito de comprar um carro, e o dinheiro do leilão vai para o transporte público - revelou.
28/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Especialista considera Plano Nacional de Educação 'equivocado e inócuo'
Cristovam: "Educação é progresso"
No Dia da Bandeira, Cristovam diz que educação é progresso
No Dia da Bandeira, Cristovam diz que educação é progresso
A educação é o motor do progresso, diz Cristovam Buarque
Cristovam elogia progresso mexicano no combate à pobreza