Cristovam registra vitórias do Movimento Educacionista brasileiro



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) registrou, em discurso nesta terça-feira (17), duas vitórias obtidas nos últimos dias pelo Movimento Educacionista brasileiro.

A primeira, foi o lançamento, pela Sociedade Brasileira para a Proteção da Ciência (SBPC), do movimento dos cientistas brasileiros pela educação de base.

- Os cientistas decidiram usar a força que têm para lutar e mudar a educação de base, porque perceberam que sem o ensino fundamental não há um bom ensino médio, não há uma boa universidade. Só a educação é capaz de fazer com que todos os cérebros deste país tenham o preparo necessário para, entre eles, escolhermos os melhores que serão os nossos cientistas e os nossos tecnólogos - afirmou o senador, que já foi ministro da Educação.

A segunda vitória, disse o senador, ocorreu no domingo (15), durante as comemorações dos 120 anos da Proclamação da República, quando a Maçonaria brasileira anunciou um movimento pela educação, lançando um programa com metas e estratégias claras para levar a toda a comunidade Maçônica do país a ideia da educação como vetor que permitirá completar a República brasileira.

- A unificação da qualidade educacional é o passo mais fundamental para garantir que o país seja uma república. Pode até ter um sistema republicano de governo, mas não é uma república enquanto a escola não for um direito de todos - ressaltou o senador.

Segundo Cristovam, também é preciso cobrar da sociedade que se organize para que as leis que garantam direitos na área da educação sejam cumpridas.

- O movimento cresce, a pressão vai aumentar e em breve a gente vai poder dizer: todas as crianças dos 4 aos 18 anos estão na escola e, daqui a mais algum tempo, estarão em horário integral - concluiu o parlamentar.



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam compara Congresso brasileiro ao americano e pede movimento suprapartidário de combate à corrupção

Cristovam sugere movimento contra corrupção

Cristovam defende movimento para revolucionar a educação no país

Cristovam Buarque: Dilma não deve se isolar de movimento contra corrupção

Movimento Parlamentarista Brasileiro agradece apoio da Assembléia

Cristovam sugere que movimento "Cansei" seja encampado também pela população mais carente