Cristovam vai enviar a Lula discurso de Obama aos estudantes na volta às aulas



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) informou que vai enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cópia do discurso que o presidente Barack Obama fez aos estudantes norte-americanos no retorno às aulas. No discurso, feito em uma sala de aula, Obama usou o exemplo pessoal de como o estudo o fez crescer a ponto de se tornar presidente da nação mais poderosa do mundo, explicou Cristovam.

Quando ministro da Educação (2003), disse Cristovam, foi ao Palácio do Planalto para sugerir que o presidente Lula fizesse um pronunciamento em cadeia nacional na época da volta às aulas. O assessor que o recebeu afirmou que isso "não merece uma cadeia nacional com o presidente", lembrou o senador.

Para Cristovam, um discurso para os estudantes na volta às aulas, partindo de um presidente como Lula, que nasceu de família pobre no Nordeste, enfrentou dificuldades e acabou eleito presidente, seria um grande incentivo às crianças e jovens do país a continuarem seus estudos, para não abandonarem as salas de aula, acabando nas mãos da criminalidade das ruas.

- No Brasil, lamentavelmente, 60 jovens abandonam as escolas a cada minuto. Qual o incentivo que eles têm para continuar os estudos? - indagou.

O senador leu quase todo o discurso de Obama aos estudantes, fazendo comentários ao final de cada trecho. Ele destacou que o presidente dos Estados Unidos "não fez demagogia em nenhum momento" e alertou os estudantes que eles só chegarão onde desejam se estudarem com responsabilidade.

Conforme Cristovam Buarque, o presidente Obama foi taxativo ao afirmar aos estudantes que eles só arrumarão bons empregos se estudarem. Mais: disse aos estudantes que "teve a sorte de estudar", lembrando as dificuldades que enfrentou quando seu pai deixou sua família (ele tinha apenas 2 anos de idade) e sua mãe teve problemas para pagar as contas.

- Emprego e educação hoje são sinônimos. Se há emprego bom, é porque a educação foi boa. Não podemos cair na mentira de dizer: "Não se preocupem! Vocês vão arranjar um emprego de qualquer jeito". Não vão! - afirmou o senador.

O discurso de Obama foi feito nesta semana, quando terminam as férias escolares de verão nos Estados Unidos.



17/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Na volta às aulas, estudantes da rede estadual terão aulas de recuperação

Cristovam elogia Dilma por tratar da volta às aulas na primeira mensagem em rede nacional

Cristovam elogia discurso de Lula na ONU e sugere cúpula mundial da educação

Cristovam faz primeiro discurso em Plenário e apela a Lula por resgate da esperança de 2002

Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Obama fará discurso aos brasileiros no Centro do Rio de Janeiro