Cristovam faz primeiro discurso em Plenário e apela a Lula por resgate da esperança de 2002
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa resgatar a esperança que o elegeu e definir o legado que seu governo pretende deixar, apelou o senador Cristovam Buarque (PT-DF) em seu primeiro discurso no Senado. Cristovam - eleito em 2002, foi ministro da Educação no primeiro ano do governo Lula - reassumiu o mandato no início de 2004.
- As verdadeiras causas da prisão da esperança são a falta de definição do legado que queremos deixar e a manutenção da mesma. Lula precisa ficar na história como aquele que mudou a lógica como definimos desenvolvimento, como enfrentamos nossos problemas, como escolhemos nossas prioridades. A história já mostrou que o crescimento econômico não constrói justiça, não elimina pobreza, não melhora educação ou saúde pública - afirmou.
Na avaliação de Cristovam, Lula deve redefinir o modelo de desenvolvimento brasileiro, baseado no fim das desigualdades, por meio de políticas sociais agressivas.
- Ele [o presidente] precisa trazer a mentalidade de que nenhum filho do Brasil pode ser excluído no acesso aos bens e serviços essenciais, abolir a lógica da aceitação da moderna forma de escravidão chamada exclusão social - disse.
O senador afirmou que, nestes cem dias desde a posse no Senado, foi tomado por perplexidade diante da situação do país e dos rumos do governo.
- A sensação é que estamos nos arrastando no mesmo rumo equivocado de antes.
Para Cristovam, a situação pode ser mudada, se Lula usar "sua sensibilidade social e seu instinto para ouvir vozes diferentes, avessas à bajulação". E defendeu um amplo diálogo do Palácio do Planalto com a oposição.
O senador fez também um apelo à sociedade para que tenha início um movimento pelo fim da pobreza no Brasil.
- O povo, principalmente os jovens, precisa se mobilizar pelo Brasil, pela definição do legado [do governo], pelo apoio às novas leis que mudarão o país. Ir às ruas para ajudar e apoiar o presidente a libertar a esperança e iniciar a construção de um novo país.
Em aparte, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Valmir Amaral (PMDB-DF) ressaltaram a capacidade de Cristovam de apontar os melhores caminhos ao governo, divergindo sempre que considera necessário.
27/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
No primeiro discurso no Senado após eleições, Cristovam pede revolução na educação
Cristovam elogia discurso de Lula na ONU e sugere cúpula mundial da educação
Cristovam vai enviar a Lula discurso de Obama aos estudantes na volta às aulas
Cristovam aconselha mulheres a ter esperança
Péres apela ao Congresso para incluir reajuste de servidores no Orçamento de 2002
Mercadante diz que esperança do voto em Lula está consolidada