Crivella apresenta projeto que exige comunicação de roubo de armamento



Ao comentar os recentes confrontos entre traficantes e policiais na cidade do Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que parte dos armamentos utilizados pelos criminosos são roubados das Forças Armadas. Para tentar resolver o problema, ele vai apresentar um projeto de lei que exige a comunicação do roubo, prevendo punição quando tal exigência não for cumprida.

- Essa proposta altera o Código Penal Militar - destacou o senador ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (21).

Crivella explicou que o projeto determina a comunicação do desaparecimento (ou extravio) de armamentos, munições ou explosivos em até 48 horas após sua constatação. Devem ser informados o Comandante da Força, o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e o Congresso Nacional. Se isso não ocorrer, o comandante da respectiva organização militar poderá será punido.

- Hoje existe apenas a comunicação, mas não há previsão de pena caso ela não seja feita - observou ele, acrescentando que "fuzil na mão de bandido resulta em morte de inocentes".

Duas cidades

Crivella disse que o Rio de Janeiro, "assim como outras capitais brasileiras, não é uma cidade, mas duas: de um lado, uma cidade rica, bonita, onde as pessoas têm acesso a lazer, saúde e educação e progridem na vida e se divertem; de outro, uma cidade com favelas, becos, miséria, pobreza, com uma grande parcela da população vivendo abaixo da linha da dignidade humana".

- Essas irmãs não vivem uma sem a outra, e a mais rica se alimenta da miséria da mais pobre. É preciso unir essas cidades. É preciso um cimento social - declarou ele.



21/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Crivella torna mais graves os crimes contra a honra divulgados nos meios de comunicação

Otomar Vivian apresenta projeto de lei que exige profissional nas academias

Crivella apresenta projeto para proibir presídio em cidade turística

Augusto Botelho apresenta projeto que exige plebiscito para criação de unidades de conservação federais

Crivella quer providências urgentes contra roubo de armas de quartéis

Subcomissão quer ligação gratuita para comunicação de roubo de veículos