Crivella defende ganho real mínimo de 2% ao ano para salário




Durante a discussão sobre o projeto que reajusta o valor do salário mínimo (PLC 1/11), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) justificou a emenda que apresentou, que propõe um ganho real de pelo menos 2% ao ano para o salário mínimo. Os 2% seriam utilizados quando a variação do Produto Interno Bruto (PIB) fosse menor que esse índice ou mesmo negativa - caso do reajuste deste ano. A fórmula atual para reajuste do salário mínimo prevê correção pela variação da inflação do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos antes.

Para o senador, sua emenda funcionaria como uma "política anticíclica" contra períodos de recessão. O parlamentar disse que nem os senadores da base do governo nem os da oposição estão satisfeitos com o valor proposto de R$ 545. Mas, segundo Crivella, se o Senado Federal votasse um valor acima do proposto, agora, estaria "enganando o trabalhador brasileiro".

De acordo com o parlamentar, um salário maior aumentaria a inflação, que, por sua vez, corroeria o poder de compra que se pretende garantir.



23/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA DEFENDE ACORDO SUPRAPARTIDÁRIO PARA AUMENTO REAL DO SALÁRIO MÍNIMO

Salário de admissão tem ganho real de 2,20%

Suplicy defende aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo

Patrocínio quer ganho real de 10% para o mínimo, o que aumentaria o valor atual para R$ 220

Gleisi Hoffman acusa PSDB de proselitismo e aponta maior ganho real do mínimo na história recente

LDO garante aumento real para salário mínimo