Crivella destaca importância da fé para a melhoria da sociedade



O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) afirmou nesta segunda-feira (28) que a falta de fé pode explicar as -graves dificuldades- que atingem o Brasil e os brasileiros. Ele reconheceu o esforço que as autoridades têm realizado para superar o desemprego, o crime organizado e o narcotráfico, entre outros pontos críticos do cotidiano do país, mas ressaltou:

- O Brasil se ressente de fé. No momento em que discutimos uma nova sociedade e a implantação de um novo governo, não sei se essas sementes darão bons frutos se não tivermos a fé - declarou Crivella.

Neste sentido, ele citou a experiência bem-sucedida que ele próprio viveu na Fazenda Nova Canaã, -onde os evangélicos são minoria-, localizada na Rodovia do Feijão, em Irecê (BA). Segundo ele, -esse é o primeiro passo deste grande projeto no sertão brasileiro, o Projeto Nordeste-. Crivella relatou que a fazenda foi adquirida e inicialmente equipada com recursos obtidos com a venda do CD O Mensageiro da Solidariedade, com todos os direitos revertidos para o empreendimento.

Ele comentou que, antes do projeto Canaã, no final da década de 90, a Rede Record de Televisão liderou campanhas de assistência às vítimas da seca no sertão nordestino. Com ampla divulgação na grade de programação da rede, a população em geral era convidada a levar alimentos não perecíveis a milhares de postos de coleta espalhados em todo o território nacional. Um ano depois da distribuição de alimentos, disse o senador, persistiam as cenas de aflição das vítimas da seca. Daí surgiu a idéia da criação do Projeto Nordeste, baseado na experiência dos kibutzim israelenses: assentamentos comunitários basicamente agrícolas, criados a partir da irrigação do solo com água do subsolo e dotados de modernas técnicas de produção e comercialização.

Segundo Crivella, num assentamento no sertão, o principal problema não é a falta de recursos, mas o de motivar as pessoas, fazê-las acreditar que é possível mudar a consciência e a própria realidade.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) ressaltou que, pelo fato do projeto ter se desenvolvido no interior da Bahia, ele podia dar seu testemunho de que o Projeto Nordeste faz um trabalho notável e deveria ser implantado em toda parte onde a população enfrenta grandes carências, -inclusive o próprio Fome Zero deveria adotá-lo-.

O senador Marco Maciel (PFL-PE) cumprimentou Crivella e destacou que a estratégia defendida pelo representante do Rio de Janeiro alia problemas terrenos a questões transcendentes, -por isso faço votos de que esse trabalho social prossiga e continue a trazer frutos para nossas comunidades mais carentes, especialmente no Nordeste-.

Por sua vez, Romero Jucá (PSDB-RR) reconheceu a importância da fé para mudar a realidade e admitiu que hoje o grande controle social que impede um descalabro total no país é a atuação das igrejas evangélicas que estão na periferia das grandes cidades.



28/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Schneider destaca a importância da decisão do MPF para sociedade gaúcha

Diálogos Sociais: Rumo à Rio +20 destaca importância da sociedade civil para segurança alimentar

Dilma destaca importância da participação da sociedade na reforma urbana

Jayme Campos destaca importância do Poder Legislativo como 'porta-voz da sociedade'

Ex-representante do Unicef: melhoria e democratização do ensino depende de toda sociedade

Sociedade civil poderá opinar sobre melhoria do saneamento básico no País