Crivella diz que apenas Democratas não indicou membros para a comissão que estudará novo pacto federativo



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) informou que apenas o Democratas não indicou ainda seus representantes na comissão especial interna do Senado que discutirá um novo pacto federativo para o Brasil. Logo que isso ocorra, informou o parlamentar, será agendada uma reunião para a escolha do presidente e do relator e o início dos trabalhos.

- No Brasil convivemos com uma situação que considero insustentável. Há confisco fiscal de enormes proporções e centralismo político. Se a União não abre mão de receitas e avoca para si o direito de regulamentar várias questões que poderiam ser delegadas aos estados, deixamos de ter um pacto federativo independente. Os entes subnacionais vivem uma situação inferior àquela que uma federação pressupõe - afirmou Marcelo Crivella.

Segundo o senador pelo Rio de Janeiro, muitas pessoas argumentam que as desigualdades regionais impõem um centralismo fiscal para que o governo central possa distribuir recursos, de tal maneira, que possa superar a pobreza. Apesar de esse argumento ser considerado válido pelo senador, ele destacou que, por outro lado também é fundamental que cada estado e município tenha condições de cumprir ao menos sua missão constitucional.

A comissão especial, disse Crivella, vai buscar essa harmonia entre a distribuição de recursos e de investimentos entre todas as regiões e a capacidade de os municípios e os estados terem condições financeiras de tocarem seus projetos sem ficar a reboque do Executivo federal.



10/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella defende criação de comissão para debater pacto federativo

Crivella cobra instalação de comissão sobre pacto federativo

Senadores elogiam comissão de notáveis para discutir novo pacto federativo

Senadores pedem a Sarney criação de comissão para discutir novo pacto federativo

Especialistas debatem anteprojetos para novo Pacto Federativo

Senadores defendem novo pacto federativo para salvar municípios