Crivella diz que controladores de vôo são bons e equipamentos não são velhos



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) criticou nesta segunda-feira (9) os parlamentares que querem criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as causas do chamado "apagão aéreo". Crivella defendeu a competência dos controladores de vôo e disse que os equipamentos utilizados pelos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) não são velhos nem ultrapassados.

- Mesmo nessa questão de falar inglês, os controladores já estão matriculados em cursos de inglês. Os controladores são bons. Estavam no movimento grevista, mas saíram e pediram perdão. Estamos superestimando os riscos - assinalou.

Crivella disse que o acidente com o Boeing da Gol foi provocado pelo transponder desligado no jato Legacy da ExcelAir e que, por isso, seria impossível ser detectado por radar. O senador disse que a mudança do Departamento de Aviação Civil (DAC) para Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) trouxe um crescimentopara o qual o país não estava preparado.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) observou, em aparte, que, se não existe problema com os controladores e os equipamentos foram renovados, é preciso investigar por que existe uma crise.

- O equipamento está sucateado. O acidente da Gol apenas abriu os olhos para o que já vinha acontecendo e que o ex-ministro da Defesa, José Viegas, alertou. O governo não tomou nenhuma providência. Aplaudo a disposição de V.Exª para defender o governo do qual faz parte, mas maneire nessa crise do apagão aéreo, que é gravíssima - concluiu.



09/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalhadores mais velhos são beneficiados

Destino de pneus velhos terá que ser comprovado

CCJ aprova maior controle sobre ferros-velhos

Projeto de Suassuna obriga reciclagem de pneus velhos

Velhos conhecidos de Manaus se despedem de Jefferson Péres

Projeto estimula emprego para os mais velhos