Crivella fala sobre papel da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo
Em discurso em Plenário nesta quinta-feira (6), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez uma exposição sobre os objetivos principais da recém-criada Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República. Ele salientou que a secretaria foi projetada para auxiliar na definição de um novo modelo de desenvolvimento para o país, baseado na ampliação de oportunidades econômicas e educativas e em participação cívica.
A nova secretaria, explicou Crivella, trabalha em uma estratégia que leve o país a uma posição de liderança mundial; na formulação de projetos que "antecipem e o projeto maior em construção"; e no esforço para provocar dentro do governo e da sociedade um processo de engajamento e de discussão que forneça lastro para um projeto de governo e de Estado.
Como pontos de partida para o trabalho do órgão, Crivella apontou: capacitações científicas e tecnológicas; formulação depolítica industrial de inclusão; proposição de plano de gestão da Amazônia; revolução na qualidade do ensino público;valorização do trabalho e escalada de produtividade, e estratégia nacional de defesa.
Referindo-se a pronunciamento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) sobre a invasão do espaço aéreo brasileiro por aviões da Venezuela, Crivella defendeu o emprego das Forças Armadas Brasileiras em ações de patrulhamento de áreas de fronteira.
- A Polícia Federal tem apenas doze mil homens. Temos oito mil quilômetros de fronteira, de costa, e a Marinha não tem Guarda Costeira- alertou.
Em aparte, Mozarildo reclamou da falta de planejamento estratégico visando ao desenvolvimento de regiões de fronteiras na Amazônia. Ele cobrou do ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, a discussão da Amazônia em bases reais e não apenas com "especialistas da Avenida Paulista, em São Paulo, ou de Copacabana, no Rio de Janeiro".
Ao saudar alunos da Escola Naval, presentes à sessão, Crivella destacou o importante papel desempenhado pelo Congresso Nacional na consolidação da democracia no país.
06/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado rejeita MP que cria Secretaria de Planejamento de Longo Prazo
SP lança planejamento estratégico de longo prazo para o Estado
Marcos Guerra elogia planejamento de longo prazo do governo do ES
Especialistas pedem planejamento de longo prazo para petróleo e biocombustíveis
Cristovam critica ‘euforia cega’ com economia e defende planejamento de longo prazo
Delcídio quer maior participação do Congresso no planejamento estratégico de longo prazo