Crivella homenageia Celso Furtado



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), em discurso pronunciado na noite desta quinta-feira (19), no plenário do Senado, homenageou a memória do economista Celso Furtado, citando os 50 anos de publicação do livro Formação Econômica do Brasil - uma de suas obras mais importantes. Segundo o senador, o livro expressa o grande mérito de Furtado, que a seu ver, foi ter entendido a gênese da economia brasileira, firmando os pilares para o desenvolvimento do país, a partir de uma perspectiva nacional. Crivella ressaltou que a obra foi traduzida em nove línguas, entre elas, o chinês e o japonês, e fez de Celso Furtado um dos autores mais lidos e publicados no Brasil e no Exterior, no campo das ciências sociais.

- Comemorar o jubileu de ouro da publicação de Formação Econômica do Brasil é uma maneira não só de homenagear seu autor, figura preciosa no panteão dos grandes pensadores deste País_ argumentou o senador - É, também, uma homenagem ao povo brasileiro, que pela primeira vez viu sua realidade e as raízes de sua história dissecadas em uma obra que esmiuçava os alicerces da formação da economia nacional, com os olhos voltados para o futuro.

Marcelo Crivella relatou que Celso Furtado nasceu em Pombal, na Paraíba, em 1920. Formou-se em Direito, no Rio de Janeiro, em 1944 e em 1948 doutorou-se em Economia pela Universidade de Paris, Sorbonne. Integrou o grupo que preparou o trabalho-base para o Plano de Metas do Governo JK e foi o primeiro superintendente da Sudene, e, depois, Ministro do Planejamento. Cassado e exilado pela ditadura militar, voltou ao Brasil, anistiado, em 1979. O economista morreu em 2004.

- Com a morte de Celso Furtado, o Brasil perdeu um de seus maiores intelectuais de todos os tempos, afirmou Crivella.



19/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE homenageia memória de Celso Furtado

EDUARDO SUPLICY HOMENAGEIA OS 80 ANOS DO ECONOMISTA CELSO FURTADO

Simon homenageia memória de Celso Furtado, criador da Cepal e da Sudene

CELSO FURTADO HOMENAGEADO

CAE fará homenagem a Celso Furtado

Senadores prestam homenagem a Celso Furtado