CSMA debate a situação dos Hospitais de Rio Pardo e de Boqueirão do Leão
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Eliseu Santos (PTB), realizou audiência pública na tarde de hoje (19/09), para debater a situação financeira e as dificuldades encontradas para administrar os hospitais de Boqueirão do Leão e Rio Pardo.
O diretor do Hospital Anuar Elias Aesse de Boqueirão do Leão, Paulo Adriane Dornelles, destacou a dificuldade enfrentada pelo hospital de oferecer atendimento, em função dos baixos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dornelles pediu apoio dos deputados para tentar agilizar o repasse de recursos da municipalização solidária ao hospital.
Potiguar Borba, diretor administrativo do Hospital dos Passos em Rio Pardo, afirmou que a situação enfrentada pelos dirigentes dos hospitais em todo o Estado é crítica, já que há seis anos as tarifas do SUS não são reajustadas. Para ele, a iniciativa de convocar uma audiência com os representantes dos Ministérios, da Secretaria e parlamentares é imprescindível. "Vamos buscar, onde for preciso, de maneira adequada, a solução para o problema. A sociedade carente não pode ficar sem atendimento", disse.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Eliseu Santos (PTB), gostou do bom nível das discussões. Segundo ele, a saúde precisa constantemente de cuidados e prometeu que a comissão irá acompanhar os fatos e sempre que preciso abrirá espaço as instituições, a fim de debater os problemas que envolvem a saúde da população do Estado.
Estiveram presentes na reunião os deputados Osmar Severo (PTB), Jorge Gobbi (PSDB), Edson Portilho e Cecilia Hypolito (PT).
09/19/2001
Artigos Relacionados
Hospitais de Boqueirão do Leão e Rio Pardo relatam suas dificuldades
Assinado convênio entre Secretaria da Saúde e hospital de Boqueirao do Leão
Comissão de Saúde debate situação de hospitais psiquiátricos do Estado
Vale do Rio Pardo debate seus problemas de desenvolvimento regional
Debate sobre a Uergs chega aos Vales dos Sinos, Taquarí e Rio Pardo e à Serra
Hospitais da BM e socorro a municípios em situação de emergência