Cultura afro-brasileira é transmitida em escolas e emissoras de televisão



Para estimular a inclusão do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileiras no currículo escolar, o projeto A Cor da Cultura expande suas atividades em mais cinco estados: Pará, Maranhão, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul. Em sua terceira etapa, o projeto terá como foco o ensino fundamental e a educação infantil, assim como os temas relacionados à juventude e às questões de gênero.

Ao longo de dois anos serão produzidos e distribuídos cinco mil kits educativos contendo dois cadernos pedagógicos, programas inéditos das séries Livros Animados e Heróis de Todo Mundo. Os programas poderão ser conferidos também no Canal Futura a partir de novembro de 2013. De 2010 a 2012, a iniciativa formou mais de quatro mil profissionais da rede de ensino (professores, técnicos e coordenadores pedagógicos) em oficinas presenciais.

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre a Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), Ministério da Educação, por meio do Secadi, Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, Fundação Roberto Marinho, via Canal Futura, e a TV Globo.

O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

 

Participantes

Estão previstos ainda a participação de duas universidades brasileiras no projeto, que serão selecionadas por edital público, a produção do Livro do Aluno e o acompanhamento de 1.800 educadores formados em oficinas da etapa anterior.