Projeto leva pacotes pedagógicos sobre cultura afro-brasileira a escolas
Com o objetivo de contribuir para a inserção da temática da cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental, o projeto “A Cor da Cultura” lança nesta segunda-feira (11), às 19h, no Trapiche Gamboa - um dos berços do samba no Rio de Janeiro, a segunda parte do pacote pedagógico de mesmo nome. Durante o encontro, educadores de vários estados brasileiros receberão o material que servirá de base para suas aulas no contexto étnico-racial.
O pacote é mais uma medida prática adotada a partir da aprovação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares do País. DVDs com novos episódios das cinco séries que fazem parte do projeto, dois cadernos pedagógicos e três mapas (um do continente africano, outro da diáspora africana e outro dos valores civilizatórios afro-brasileiros) integram o conjunto.
O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, prestigiará o lançamento, e lembra que a obrigatoriedade do ensino sobre a temática também está registrada no Estatuto da Igualdade Racial (lei nº 12.288, capítulo II), que recebeu a sanção presidencial em 20 de julho de 2010.
A iniciativa, que objetiva fazer com que professores e estudantes percebam com outro olhar o continente africano, é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Cultural Palmares (FCP), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan) e a Fundação Roberto Marinho.
Projeto
Iniciado em 2004, A Cor da Cultura desenvolve produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam a valorização da história dos negros no Brasil sob um ponto de vista afirmativo. Com o novo pacote, as equipes envolvidas e representantes institucionais do projeto celebrarão mais um passo na educação de qualidade, incluindo no material escolar um trecho da História do Brasil ignorado por mais de cinco séculos.
Somente nos seus dois primeiros anos, A Cor da Cultura produziu 56 programas de televisão e capacitou mais de 3 mil educadores no Norte, Nordeste e Centro-Oeste para a utilização do primeiro kit educativo. O conjunto de materiais era constituído de três cadernos do professor, um mini-glossário Memória das Palavras, CD musical Gonguê e o jogo Heróis de Todo Mundo.
Fonte:
Fundação Cultural Palmares
11/04/2011 18:01
Artigos Relacionados
Primavera dos Museus leva cultura afro-brasileira para público em todo o País
Cultura afro-brasileira é transmitida em escolas e emissoras de televisão
Escolas deverão ensinar história e cultura afro-brasileira
Alunos de escolas públicas dominam premiação sobre história afro-brasileira
Fundação Palmares lança projeto para história e cultura afro-brasileira
Bahia recebe última etapa de projeto que promove cultura afro-brasileira