Florianópolis ganha primeiro espaço do País voltado à produção de cultura em suporte digital



A cidade de Florianopólis (SC) ganhou a primeira estrutura do País voltada à produção de cultura em suporte digital. O Espaço Mais Cultura – Animando a Cultura da Ilha é a primeira de 14 estruturas de tecnologia que serão instaladas pelos ministérios da Cultura e das Cidades. 

O espaço de Florianópolis, inaugurado na quinta-feira (20), teve apoio da prefeitura da cidade e faz parte do projeto Maciço do Morro da Cruz, que recebe obras de infraestrutura e combate à miséria com recursos do PAC Urbanização de Favelas, do governo federal.

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da classe artística e também de lideranças das 16 comunidades que fazem parte do Maciço do Morro da Cruz. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, também participou da cerimônia.

O Espaço Mais Cultura – instalado em prédio da Fundação Vidal Ramos, ligada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – vai atender a 90 pessoas por dia, com prioridade para moradores das comunidades do Maciço do Morro da Cruz.  As vagas excedentes serão oferecidas para artistas, voluntários e pessoas com interesse em tecnologias destinadas à produção cultural. A proposta é difundir todo o material produzido a partir das oficinas que serão ministradas no espaço em portal próprio do projeto Animando a Cultura na Ilha.

O Ministério da Cultura investiu R$ 754 mil no projeto de Florianópolis, que conta com estúdio para gravação em áudio e sala adaptada para a criação e desenvolvimento de projetos com 40 computadores de última geração já instalados.


Maciço do Morro da Cruz

O Maciço do Morro da Cruz, também conhecido como Morro do Mocotó, está localizado no centro da capital catarinense, e é uma região de baixa renda, constituída por 16 comunidades, com uma população em torno de 22 mil habitantes.

Um dos objetivos do espaço é aproximar a população de Florianópolis, com suas raízes culturais, por meio do cinema de animação. Por um lado, segundo o Ministério da Cultura, haverá os participantes das oficinas oferecidas pelo espaço e os produtos culturais resultantes do trabalho. Por outro lado, toda a população da cidade estará como espectadora da arte desenvolvida por esses alunos.

O projeto é direcionado à formação técnica de jovens e de adultos e à produção e distribuição de conteúdos cinematográficos em suporte digital. Porém, jovens entre 14 e 25 anos, que moram nas comunidades do Maciço Morro da Cruz, formam o público preferencial.

Serão oferecidas oficinas permanentes de animação e produção audiovisual, com conteúdo educativo e cultural, com base em estórias da cultura popular da capital catarinense e de todo o estado, de modo a resgatar as tradições culturais e preservar o patrimônio histórico da Ilha de Florianópolis.

O projeto também conta com a parceria da Fundação Vidal Ramos, do Senac e da Fundação Franklin Cascaes para a promoção dos cursos.


Conteúdo nacional

Segundo a ministra Ana de Hollanda, foi muito feliz a opção para que o Espaço Mais Cultura de Florianópolis seja voltado à área da produção digital, uma vez que, além da característica de promover a inclusão social pela via das novas tecnologias, a iniciativa está em linha com medida aprovada há pouco mais de um mês no Congresso Nacional e que aumenta o espaço para a exibição de conteúdo nacional nos canais da TV paga.

“Essa demanda maior pela produção cultural brasileira vem ao encontro de iniciativas como a que inauguramos aqui [em Florianópolis], a qual abre espaço para que os jovens criadores recebam formação para trabalhar com animação e audiovisual, produção de games e, quem sabe, atender à nova demanda que surge”, ressaltou a ministra.

 

Fonte:
Ministério da Cultura

 

21/10/2011 15:23


Artigos Relacionados


Cultura: Biblioteca Walter Wey na Estação Pinacoteca ganha mais espaço

Cultura brasileira ganha mais espaço na TV Senado com estréia de programas

Produção de veículos no País cresce 4,1% no primeiro semestre

Espírito Santo ganha primeiro Juizado Itinerante do País com foco no combate à violência doméstica

Brasil terá primeiro laboratório de controle da produção do cigarro no País

Florianópolis (SC) ganha visibilidade com Seminário de Seleções