Cultura reconstrói bibliotecas destruídas pelas enchentes em Alagoas



As oito cidades de Alagoas que tiveram suas bibliotecas municipais destruídas terão seus equipamentos refeitos pelo Ministério da Cultura, em parceria com o governo do estado e dos municípios. As oito cidades que tiveram seus equipamentos destruídos foram: Paulo Jacinto, Branquinha, Murici, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, Capela e Viçosa.

 

No dia 29 de julho foi publicada medida provisória destinando R$ 5,16 milhões para a construção de novas bibliotecas no lugar daquelas que tiveram seus prédios destruídos e a modernização das que foram afetadas pelas cheias, mas que preservaram seus prédios. Na reunião realizada entre as autoridades na quinta-feira (12) começaram a ser tratados os modelos de reconstrução.

 

As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, em que o local tem um jardim de leitura integrado, um pequeno auditório, espaço para brincar e computadores conectados à internet.  Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de mil livros. Serão investidos R$ 450 mil pelo Ministério da Cultura, em cada biblioteca, incluindo a construção, acervo e mobiliário. Como contrapartida, o município doa o terreno e se compromete a criar a biblioteca por lei, além da dotação orçamentária para a mesma. Por sua vez, o governo do estado irá disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento.

 

No final de agosto, equipes do ministério e do governo de Alagoas farão visitas técnicas aos municípios atingidos. As prefeituras se comprometeram a entregar laudos técnicos referentes aos terrenos onde serão construídas as biblioteca. A proposta é que na construção sejam utilizados materiais sustentáveis, como o solo-cimento, que utiliza matéria prima abundante e tem um sistema de encaixe com redução de argamassa.  Além disso, haverá o uso de cobertura com proteção termo-acústica e sistemas de ventilação cruzada pelas partes altas, que permite iluminação natural intensa.


O Ministério da Cultura também se comprometeu a apoiar os demais municípios atingidos pelas enchentes, que não tiveram a biblioteca destruída, mas precisarão de apoio para a recuperação de acervo e mobiliário. Será marcada uma reunião com os prefeitos destas cidades para a elaboração de um plano de ação.  Até o momento foram identificados 11 municípios nesta situação.


Fonte:
Ministério da Cultura


Saiba mais sobre literatura no Portal Brasil.



19/08/2010 06:11


Artigos Relacionados


Bibliotecas atingidas pelas enchentes no estado de Alagoas serão reconstruídas

Projeto prevê uso do FGTS para reconstrução de casas destruídas por enchentes

Petrópolis recebe pontes metálicas para recuperar estradas destruídas pelas chuvas

Desenvolvimento Agrário entrega mais 20 bibliotecas rurais em Alagoas

COMISSÃO DAS ENCHENTES VISITA ALAGOAS

Mais de 500 trabalhadores atingidos pelas enchentes sacaram FGTS